Simpósio virtual sobre espeleologia conta com participação do MHN da Ufal

Evento nacional vai ser realizado nos dias 5 e 6 de junho; inscrição é gratuita
Por Ascom Ufal
01/06/2020 16h54 - Atualizado em 09/06/2020 às 13h11

Nos dias 5 e 6 de junho, a entidade regional Espeleonordeste realiza o 1º Simpósio Brasileiro Virtual de Espeleologia (SBVEspeleo 2020). O evento conta com a participação do Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de parcerias com vários grupos nacionais e pesquisadores.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste endereço. A programação será transmitida pelo Youtube e os participantes poderão interagir. O evento dará certificado com carga horária de 20h.

A espeleologia é a ciência que estuda formação e constituição de grutas e cavernas. Durante o simpósio, pesquisadores vão debater temas atuais e relevantes, a exemplo das mudanças propostas pela União que pretende flexibilizar a proteção do patrimônio espeleológico do Brasil.

De acordo com os organizadores, a espeleologia brasileira passa por um momento difícil, devido às recentes propostas de reformas normativas que foram apresentadas pelo governo federal, através do Ministério de Minas e Energia, para permitir a supressão de cavernas que, segundo a lógica do Decreto nº 6.640/2008, são classificadas como de máxima relevância e, com isso, não podem passar por supressão no âmbito de procedimentos de licenciamento ambiental.

Métodos de datação em cavernas e pesquisas arqueológicas também são alguns dos temas contemplados na programação do evento.

Para mais informações acesse.