Pinacoteca usa as redes sociais para compartilhar cultura na pandemia

Museu tem se mobilizado para aumentar as opções de entretenimento de quem está em casa durante o isolamento
Por Lucas Carvalho - estudante de Jornalismo estagiário da Pinacoteca
17/06/2020 17h11 - Atualizado em 17/06/2020 às 17h18
context/imageCaption

Em meio ao momento de isolamento social, os internautas têm mais uma opção de entretenimento e lazer nesse período difícil. A Pinacoteca Universitária, museu de artes visuais da Universidade Federal de Alagoas, elaborou, nos últimos meses, projetos online para manter o contato com o público. São eles: o Quiz da Pina, nas redes sociais do museu, onde diariamente uma nova obra de arte é apresentada para os seguidores, e os Jogos da Pina Ufal, para baixar e jogar.

A coordenadora da Pinacoteca, Iris Danielle, explica que, com o cenário de distanciamento social, o intuito das ações foi proporcionar maior contato entre a sociedade e o acervo do museu pelo ambiente virtual, relançando o material que já tinham e somando a ele uma nova proposta nas redes sociais. “Quisemos criar um passatempo, onde as pessoas possam conhecer o patrimônio cultural alagoano sob a guarda da Ufal e interagir conosco”, destaca.

O Quiz, postado nos stories do Instagram e Facebook da Pinacoteca, traz sempre uma nova obra para ser analisada e pergunta “Quem é o/a autor/a?”. Iris explica que a intenção é fazer com que o público entre em contato com o acervo formado ao longo dos 39 anos do museu e exercite o olhar percebendo as características de cada artista da casa. Ela enfatiza que “as pessoas terão a possibilidade de entrar em contato com obras já conhecidas, outras exibidas poucas vezes, e algumas nunca mostradas, por que foram doadas ao acervo sem participarem de exposição”.

A coordenadora ainda conta que as obras estão sendo publicadas na ordem em que entraram no acervo, década por década e que a Pinacoteca dará continuidade ao Quiz até que os internautas possam ter passado por toda a história da instituição.

Jorge André, produtor cultural da Ufal e jogador assíduo do Quiz da Pina, destacou a importância dessas ações para exercitar a criatividade durante esse momento e como uma forma de manter contato com a instituição.

“Valorizar as iniciativas desse equipamento da Universidade, conhecendo o acervo por meio de jogos e interagindo, é uma ótima forma de apreciar nossa cultura e fortalecer a criatividade que está sendo pedida à sociedade nesse período”, salienta o produtor que inclusive criou um placar pessoal que compartilha diariamente nos stories, junto com sua resposta ao Quiz da Pina.

Já os Jogos foram criados para a mostra “20 anos da Exposição Olhar Alagoas: Arte Contemporânea na Pinacoteca da Ufal”, que aconteceu no Sesc Arapiraca em 2019. O material para todas as idades inclui um Caça-Palavras informativo, obras do acervo para colorir e o jogo “Detalhe das Obras”, uma espécie de sete erros, onde se pode analisar detalhadamente cada criação para escolher qual alternativa não faz parte da obra. O relançamento dos Jogos Educativos da Pinacoteca faz parte do projeto “Ufal mais Arte e Cultura”, que vem mobilizando, desde o mês de abril, os setores artísticos da Universidade e fomentando acesso a diferentes materiais culturais e de entretenimento para os lares em isolamento.

Enquanto o público ganha uma opção de lazer cultural, os artistas têm a chance de ver suas produções em um contato mais íntimo com as pessoas. Para Kalinka Bueno, autora da peça “Escudos”, de 1999, que está disponível para colorir entre os Jogos da Pina, essas ações são um excelente meio de trazer a arte para mais próximo do público, e ajuda muito nesse momento, principalmente as crianças, que de forma lúdica estarão “fazendo cultura”.

A artista diz se sentir lisonjeada em pode fazer parte de um projeto que dá vida e agilidade ao que é ser uma Pinacoteca, num momento tão necessário. “Estão levando para os lares em isolamento uma arte viva, de artistas vivos, que são parte da cultura do nosso estado. É uma forma excelente de ajudar: dar um pouco mais de cor e de alegria para a vida das pessoas”, conclui. 

Os Jogos da Pina Ufal estão disponíveis para download e impressão no link, que pode ser encontrado na Bio do Instagram do museu. O Quiz da Pina está disponível para jogar todos os dias nos stories das redes sociais da Pinacoteca.