ICBS participa de iniciativa de divulgação científica para crianças na quarentena

Campanha “#FiqueEmCasaComCiência” é iniciativa do Laboratório de Conservação no Século 21 e da Pesquisa Ecológica de Longa Duração
Por Lenilda Luna - jornalista
02/06/2020 15h23 - Atualizado em 02/06/2020 às 21h20

Os pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) permanecem bastante ativos durante esse distanciamento social provocado pela pandemia do covid 19 e estão buscando novas formas de desenvolver suas atividades dentro dessa realidade de trabalho, sempre com a perspectiva de difundir o conhecimento científico para a sociedade.

Uma das iniciativas, desenvolvida no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), reúne as equipes do Laboratório de Conservação no Século 21 (Lacos21) e da Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld). Trata-se da campanha #FiqueEmCasaComCiência. A campanha, lançada no dia 14 de abril, tem dois projetos visando o público infantil:  a animação Mar à Vista!Criança com Ciência.

São duas séries de vídeo publicadas no canal do Youtube @lacos21. Essas produções são pensadas especificamente para as crianças, com respostas simples para as perguntas que elas fazem ou com animações didáticas e divertidas. “Queremos apresentar a fauna e a flora da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, a maior unidade de conservação marinha costeira do Brasil”, destaca a professora Ana Malhado.

Na descrição dos vídeos também são colocados indicativos de atividades para realizar com as crianças, como imprimir desenhos de animais e plantas para colorir e enviar para a equipe. “O objetivo é inserir a consciência ambiental na pauta infantil, aproveitando o momento em que pais e filhos estão, em sua maioria, em casa. Então, as crianças são estimuladas a tirar dúvidas sobre o meio ambiente”, informa a pesquisadora.

Assista aos videos da série Criança com a Ciência aqui. Assista aos episódios do Mar a Vista aqui.