Núcleo de Tecnologia da Ufal disponibiliza sistemas para webconferência

Recursos permitem realização de reuniões e aulas remotas, com possibilidade de gravação e compartilhamento de conteúdos
Por Amanda Lima - estudante de Jornalismo e estagiária do NTI
09/06/2020 16h49 - Atualizado em 09/06/2020 às 17h14

Durante este período de distanciamento social, a tecnologia tem sido fundamental para a comunidade acadêmica. Reuniões e aulas virtuais são uma saída para quem precisa continuar exercendo suas atividades a distância, sem a necessidade de deslocamentos presenciais e aglomerações de pessoas em um mesmo ambiente físico. E na Universidade Federal de Alagoas o cenário não é diferente, graças ao suporte dado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Desde o início da quarentena foram contabilizadas mais de sei mil webconferências, em uma das ferramentas disponibilizadas.

Dentro desse novo universo de trabalho, a Ufal disponibiliza gratuitamente para sua comunidade acadêmica [servidores e alunos], as ferramentas para webconferência: Conferência Web RNP e Google Meet. Para utilizar por completo os recursos dessas ferramentas, basta ter um computador ou dispositivo móvel que tenha um navegador ou aplicativo instalado, acesso à Internet, um microfone, uma câmera e realizar o login com as credenciais dos sistemas Ufal ou e-mail institucional.

Para Vera Santos, Pedagoga da Pró-reitoria de Graduação, os serviços de webconferência têm sido utilizados na realização de reuniões setoriais, nas palestras para docentes e técnicos da Ufal e, sobretudo, nas aulas síncronas (atividades em tempo real) dos webcursos do Programa de Formação Continuada em Docência de Ensino Superior (Proford). Segundo ela, já foram executadas mais de 50 webconferências neste período de quarentena. “No nosso caso, que trabalhamos com um público mais fechado (servidores) nas formações/capacitações, optamos pelas interfaces institucionais, ou seja, a Conferência Web RNP.”, disse Vera.

A Conferência Web RNP também tem sido utilizada por Leandro Gonçalves, gerente de Capacitações da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, que relatou utilizar esse serviço na realização de reuniões, conferências e cursos de capacitação, ressaltando a estabilidade do sistema diante da proposta em termos de realização de cursos. “Já realizamos dez capacitações dentro da Gerência de Capacitação da Ufal e inúmeras reuniões.”, complementou.

Já com relação ao Google Meet, o serviço vem sendo amplamente utilizado pelos servidores e alunos. Desde o início da quarentena, em 16 de março de 2020, até o fechamento desta matéria, em 4 de junho de 2020, foram contabilizadas 6.567 webconferências (entre reuniões administrativas e aulas).

Sobre o Conferência Web RNP

O Conferência Web é um serviço seguro da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para conferência on-line e com mais recursos de interações entre os participantes como chat, compartilhamento de apresentações e tela do usuário.

Como a Ufal fez adesão ao serviço, qualquer servidor ou estudante da instituição poderá realizar conferências livremente. Porém, por existir um limite de 30 salas utilizando o serviço de conferência simultâneamente por instituição, a plataforma deve ser usada apenas para fins acadêmicos.

A abertura de salas deve ser feita por usuários cadastrados na rede Comunidade Acadêmica Federada (Cafe). O cadastro é feito automaticamente no primeiro acesso via rede Cafe, utilizando login e senha dos sistemas da Ufal. Para usuários que não possuem conta nessa rede, é possível participar de uma reunião on-line como convidado ou por meio do login do Facebook ou Google.

Para realizar a gravação no Conferência Web, o criador do evento deve agendar a reunião na plataforma e, com antecedência a data do evento, abrir um chamado na Central de Atendimento do NTI, solicitando a permissão para gravar. A gravação ficará disponível na conta dele por até 24 horas após o término e o usuário terá cinco dias úteis para realizar o download da reunião até que seja excluída do sistema. Esse procedimento é para todos os discentes, docentes e técnicos da Ufal.

Em cada sala há um limite de 12 participantes, para o caso em que todos utilizem os recursos (áudio, câmera e compartilhamento de conteúdo) integralmente, ou 75 pessoas se apenas um usuário se utilizar dos recursos como apresentador, enquanto os demais participem como ouvintes.

Sobre o Google Meet

O Google Meet é a plataforma desenvolvida pela Google para reuniões on-line disponível para computador, via navegador, ou por meio de um aplicativo para dispositivo móvel. Além disso, as reuniões são seguras por padrão. Os proprietários controlam quem pode participar, ou seja, só pessoas aprovadas podem entrar.

O acesso a essa ferramenta está liberado a todos estudantes, docentes e técnicos da Ufal e para ter todos os recursos disponíveis, o login deve ser realizado por meio da conta de e-mail institucional.

Para realizar a gravação da webconferência no Google Meet, o NTI fez uma configuração na plataforma que permite a gravação aos membros da comunidade acadêmica Ufal sem a necessidade de fazer a solicitação à Central de Atendimento. Assim, o usuário criador do evento pode gravar a aula ou reunião on-line e o arquivo fica salvo automaticamente no Google Drive, permitindo a disponibilização para quem não pode assistir ao vivo. O Google Meet permite convidar até 250 participantes internos ou externos para uma reunião.

O NTI disponibilizou dois tutoriais com foco no procedimento de gravação de uma webconferência no Conferência Web (clique aqui) e no Google Meet (clique aqui).

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento do NTI pelo número (82) 3214-1015 ou e-mail atendimento@nti.ufal.br .