Grupo Abí Axé do Sertão realiza lives sobre cultura afro

Encontros virtuais acontecem todas às quintas, Às 19h, no Instagram e no canal do YouTube do equipamento cultural
Por Simoneide Araújo - jornalista
10/06/2020 17h23 - Atualizado em 10/06/2020 às 17h26

Durante esse período de quarentena, o equipamento cultural Abí Axé Egbé da Universidade Federal de Alagoas, instalado no Campus do Sertão, também está realizando lives com temas sempre voltados à cultura afro e combate ao racismo. Trata-se do lançou o projeto Abí Axé em casa, que  tem encontros virtuais todas as quintas-feiras, às 19h.

A live desta quinta (11) será sobre “A educação para as relações étnico-raciais e as subjetividades das crianças negras”, com a participação do professor da educação básica, Artur Nascimento, e mediação de Gustavo Gomes.

A transmissão das lives acontecem simultaneamente pelos perfis oficiais do Abí Axé no  Instagram e pelo canal do YouTube. De acordo com o diretor do grupo, Gustavo Gomes, a programação em março e tem previsão de ir até setembro. “Desde que iniciamos em março, já foram realizadas 13 lives. Os temas são muito importantes e os debates são calorosos com ampla participação popular”, disse.

Entre os temas abordados nas lives estão juventude de terreiros, educação para as relações étnico-raciais, feminismo negro, resistência negra em Alagoas, movimento estudantil e raça, sindicalismo e raça, história das religiões negras em Alagoas, mídias negras e combate ao racismo, entre outros.

Ainda de acordo com Gustavo Gomes, o projeto Abí Axé em casa foi uma proposta  dos próprios jovens do grupo que tiveram a ideia para manter as ações do grupo, mesmo que virtualmente. “A ideia dos nossos integrantes foi de suprir a necessidade de formação científica e política, bem como de aproximar as pessoas durante o afastamento social motivado pela pandemia da covid-19”, completou.

Para acompanhar as lives às quintas-feiras, basta acessar o Instagram: @abiaxeegbe_oficial e o canal do You tube Abí Axé Egbé. Participe!