Encontro internacional aborda múltiplos sentidos da Educação de Jovens e Adultos

Ciclo virtual de palestras será realizado pelo Cedu de julho a novembro
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
30/06/2020 16h10 - Atualizado em 30/06/2020 às 17h04

Com o intuito de dar continuidade ao fazer científico, o grupo de pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja) em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Alfabetização (Nepeal) do Centro de Educação (Cedu) da Ufal promove o 2° ciclo de palestras Luso-Brasileiro com o tema: Os múltiplos sentidos da EJA, em tempos de in(re)sistência.

O encontro científico conta ainda com a parceria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal),  Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf/RJ) e Universidade do Porto.

O 2° ciclo de palestras internacional será totalmente on-line. Ao todo, serão cinco palestras gratuitas, que começam na terça-feira (7) e vão até o dia 10 de novembro.

Durante os encontros, serão discutidos temas como a permanência escolar na EJA; os currículos, os sujeitos jovens, adultos e idosos; os processos identitários de aprendizagens em EJA e as mulheres em privação de liberdade, dentre outros temas de grande interesse socio-científico-político-educacional.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas por meio da plataforma Even3. A transmissão em tempo real será realizada pela Labium TV do curso de Jornalismo da Ufal.

A abertura do ciclo de palestras acontece no dia 7 de julho das 14h30 as 17h e trará o tema: O permanecer da universidade e da escola em tempos de guerra e de pandemia: o que os séculos 19 e 20 têm a ensinar? O momento será mediado pelas professoras Marinailde Freitas do Cedu e Fátima Amorim do Ifal, com o palestrante Gerson do Carmo da Uenf/RJ.

Confira os demais temas:

2º Evento do Ciclo

Tema: O currículo na EJA: a BNCC em questão

3º Evento do Ciclo

Tema: Educação de Idosos

4º Evento do Ciclo

Tema: Educação de Adultos: (re)construção da identidade e aprendizagens;

5º Evento do Ciclo

Tema: Mulheres em situação de privação de liberdade: Brasil e Portugal.