Ufal está na programação da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil

Evento organizado pela SBPC acontecerá quinta-feira, dia 7 de maio
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
05/05/2020 18h39 - Atualizado em 06/05/2020 às 11h54

A Universidade Federal de Alagoas, em meio à situação atípica de pandemia mundial, disponibiliza à sociedade um conjunto de ações nas diversas áreas de ensino, pesquisa e extensão durante a programação da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, na próxima quinta (7). Será um dia marcado por atividades regionais e nacionais, numa iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e instituições parceriras.

A Ufal vai apresentar atividades do Grupo de Trabalho Educação Mediada por Tecnologias (Emetec) e do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford), com conferências, capacitações e seminários on-line. Será uma forma de ressaltar a importância da defesa da Ciência, da Educação e da Saúde no Brasil, além de mostrar a fundamental atuação da ciência no enfrentamento do coronavírus.

Este ano, devido à necessidade de distanciamento social pela pandemia da covid-19, a marcha presencial foi substituída pelo evento virtual com atividades que serão transmitidas pelas redes sociais ao longo de todo o dia. As atividades da Ufal vão estar no portal e nas redes sociais oficiais [Instagram, Facebook, Twitter] e no Youtube.

“Esse evento é importantíssimo. É um momento muito especial que várias instituições estão colaborando e nós estamos firmes nessa ação com o programa Ufal Conectada”, comentou o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

Barros ressalta, ainda, a importância dessa marcha para conceder visibilidade às ações das universidades públicas. “A Ufal pode mostrar à sociedade o que está sendo produzido no momento, mesmo nesse cenário de crise. Algumas dessas ações serão mostradas também nesta quinta (7). Esse evento é mais uma demonstração de que o investimento em ciência não pode ser desprezado, a gente precisa de uma atenção especial para as pesquisas porque são as universidades públicas que estão dando respostas para a crise atual”, destacou.

Confira a programação:

Webinário: Ciência e Educação pós Pandemia, o que fazer?

Palestrantes: Cícero Péricles (Feac/Ufal); Emiliano de Oliveira Barreto (ICBS/Ufal); Fernando Pimentel (Cedu/Ufal); João Inácio Soletti (Ctec/Ufal); Marcelo Leite Lyra (IF/Ufal); Pierre Barnabé Escodro (Ceca/Ufal); Thiago Damasceno Cordeiro (IC/Ufal), com apresentação de Amauri Barros (Prograd/Ufal), Iraildes Pereira Assunção (Propep/Ufal), o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e Willamys Cristiano Soares da Silva (Prograd/Ufal).

Clique aqui para acessar o Canal YouTube da Prograd/Ufal
Organizadores: Propep, Prograd/Proford, e Reitoria/GR.

Webconferência: Ciência, racionalidade e espiritualidade em tempos de pandemia

Palestrante: Anderson de Alencar Menezes
Clique aqui para acessar o Canal YouTube da Prograd/Ufal
Organizadores: Progep/GC e Prograd/Proford.

Webconferência: Como administrar o Home Office em tempos de quarentena?

Palestrantes: Milka Alves Correia Barbosa (Feac/Ufal) e Adriana Alvarenga Marques (Feac/Ufal)
Período de inscrição: até 6 de maio
Local: Conferência Web da RNP (link a ser disponibilizado na véspera do evento)
Organizadores: Progep/GC.

Webinário: Pandemia, Ciência e Autoritarismo

Palestrantes: Marcelo Karloni - Ufal Arapiraca – doutor em Dinâmicas Territoriais e Regionalizações; Anderson Gonçalves - Escola Santa Madalena Sofia – Maceió - mestre em Meteorologia; e Jean Michel Silva de Miranda Gomes - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - Centro de Astrofísica da Universidade do Porto/Portugal - doutor em Astronomia pela Universidade do Porto
Horário: 14h30 às 16h30
Período de inscrição: até 6 de maio
Clique aqui para fazer sua inscrição
Organizadores: curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus de Arapiraca, em parceria com o Emetec e Proford da Ufal.
Para obtenção do certificado, depois do webinário os participantes preencherão outro formulário com uma breve atividade de comentário e reflexão sobre os conteúdos apresentados.

Webinário: Diálogos com Thiago Berto “As experiências de uma escola para adultos e crianças, nutrindo nossas esperanças”

Palestrante: Thiago Berto (Cidade Escola AYNI-RS) com mediação de Dolores Fortes Alves (Cedu/Ufal), Betânea Oliveira (Semed/AL), Adalberto Pereira (GPPAI/PPGE) e Rafael Belo (GPPAI/PPGE).

Horário: 19h30 às 21h30
Clique aqui para acessar o canal YouTube da Prograd/Ufal
Organizadores: Grupo de Pesquisa Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras (GPPAII), do PPGE/CEDU.

Informações sobre as atividades também podem ser conferidas por meio deste link