Letras de Arapiraca cria perfil no Instagram para atividades online

Rede social tem proporcionado diariamente interação entre a comunidade acadêmica do curso
Por Diana Monteiro - jornalista
04/05/2020 14h56
Corpo docente do curso de Letras

Em tempos de distanciamento social, a tecnologia tem mais do que nunca cumprido o seu papel. Na  utilização para a aproximação das pessoas, por meio de redes sociais,  ações inovadoras vêm sendo implementadas.  Na Universidade Federal de Alagoas a suspensão do semestre letivo,  não significa “estar parado”, esperando a pandemia passar. Além do engajamento junto ao poder público local, para o enfrentamento ao covid-19, a instituição vem promovendo diversificadas  atividades  de interesse da sociedade e do mundo científico.

Na disseminação do saber com foco na interação da comunidade acadêmica e no aprendizado, o curso de Letras (Português), do Campus Arapiraca lançou recentemente um instagram, como forma ideal de levar conteúdo diariamente aos estudantes, movimentando de forma programada as atividades definidas.  No conteúdo, gravações de vídeos com dicas de leitura para conhecimento e fruição, sugestões de cursos, palestras, oficinas on-line, declamação de poemas, orientações para a produção dos TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso), conselhos para aproveitamento do tempo durante o isolamento social, dentre outros temas.

“Ficamos impossibilitados, devido à suspensão do calendário acadêmico, de atuar naquilo que mais amamos: formar professores de Língua Portuguesa. Pelo momento que estamos vivendo, os professores foram buscar em seus igs particulares para motivar os alunos. Para um maior dinamismo e minimizar a distância, criamos um único instagram com muita receptividade da comunidade acadêmica. Desde o lançamento, a rede social específica  tem registrado um vertiginoso número de seguidores”,  destacou a coordenadora do curso Eliane Vitorino, que junto com a vice-coordenadora Karla Renata Mendes, foram as idealizadores e criadoras do perfil.

Sobre a ideia inovadora, sucesso na comunidade acadêmica do curso, Eliane diz que além de a maioria ter conexão com redes virtuais, sendo o instagram a maior delas,  a ação  deixou os alunos felizes e despertou maior motivação . “Temos um público muito afetivo. Os laços são acadêmicos, mas a efetividade é presente em nós. Os alunos e alunas têm uma história de vida muito particular. São guerreiros e guerreiras que encaram muita luta na vida. Merecem que estejamos perto, mesmo distantes”, frisou a coordenadora.

O instagram @cursodeletrasufalarapiraca, é aberto e na dinâmica do trabalho tem atualização diária  e constante, o  que se configura  num dos grandes desafios. Mesmo sendo criado para suprir um espaço deixado devido ao isolamento, Eliane diz que há a intenção de mantê-lo, fazer um ig de interação permanente com perspectivas de transformá-lo em projeto.

Doutora em  Estudos de Linguagem e coordenadora do curso desde 2018, Eliane destaca a importância da Interiorização para o acesso ao ensino público e gratuito. Com foco no curso que está sob a sua coordenação, enfatiza. “A  Interiorização trouxe voz, vez e poder para esses meninos e meninas, outros não tão jovens, de ter o  seu lugar. A Ufal é vida, uma porta aberta para a legitimidade dessa gente de luta e brio”. O curso de Letras ( Português) do Campus Arapiraca funciona no horário noturno e tem cerca de 150 estudantes distribuídos em quatro turmas.