Grilu completa 16 anos e comemora com bate papo ao vivo online

Grupo de pesquisa em iluminação põe na conversa Paulo Scarazzato, da USP, e Ricardo Cabús, da Ufal
Por Ascom Ufal
19/05/2020 11h35 - Atualizado em 19/05/2020 às 11h44

Para celebrar os 16 anos de criação do Grupo de Pesquisa em Iluminação (Grilu), será promovido bate papo, nesta quarta-feira (20) às 16h. A Transmissão será por duas plataformas: Youtube Grilu Grupo e pelo Google Meet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail grilu@ctec.ufal.br.

O bate papo ao vivo será com os professores Paulo Scarazzato, da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Luz e Iluminação (SBLUZ), e Ricardo Cabús, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas. O tema em destaque será Iluminação natural e saúde em tempos de pandemia.

O Grilu, criado em 20 de maio de 2004, está ligado ao Laboratório de Simulação em Conforto Ambiental e Eficiência Energética do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal. Sua atuação é voltada a investigações relacionadas à iluminação natural, à iluminação artificial e à eficiência energética na edificação, além de programas de computador e aplicativos de celular (multiplataforma) de apoio aos cursos de graduação e pós-graduação, à pesquisa e ao projeto do conforto ambiental no ambiente construído. 

A principal realização do grupo é o programa TropLux, que simula a iluminação natural no ambiente construído.