Ufal, OAB e ONG promovem evento sobre direitos humanos da mulher

Evento on-line acontece dia 21 e também inclui à temática os novos desafios das políticas públicas
Por Simoneide Araújo - jornalista
14/05/2020 15h14 - Atualizado em 17/11/2020 às 15h46

A Faculdade de Direito, por meio do grupo de pesquisa Carmim Feminismo Jurídico, a ONG Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) e a OAB Alagoas promovem o Seminário Direitos Humanos das Mulheres e os Novos Desafios das Políticas Públicas. O evento será on-line e  acontece no próximo dia 21, a partir das 17h30, com transmissão pela plataforma meet.

Neste seminário vão estar reunidos grandes nomes das áreas do Direito,  Psicologia,  Serviço Social e da Pedagogia para discutir novos rumos dos direitos das mulheres durante a pandemia da covid-19. As inscrições estão abertas pelo Doity e é cobrada uma taxa de de R$ 20,00 para profissionais e R$ 10,00 para estudantes. Todo valor arrecadado será doado à ONG Centro de Defesa dos Direitos da Mulher [@CDDM_AL]. Os participantes inscritos vão receber certificado de 4 horas.

O objetivo do evento é arrecadar fundos para manutenção e fortalecimento do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher, que, em razão da pandemia, teve as doações reduzidas, considerando o caráter sem fins lucrativos da ONG CDDM.

Programação

17h30 - abertura do evento com a advogada Paula Simony Lopes Ferreira, coordenadora-geral do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher
Tema: Panorama dos Direitos Humanos das Mulheres em tempos de Pandemia.

Mesa de abertura - Direitos Humanos das Mulheres em Tempos de Pandemia
Professora Débora Diniz (UNB)

18h - Mesa 1: Feminismos e Interseccionalidades
Elita Morais (OAB/AL) - Direitos Humanos e Feminismo Negro
Marli de Araújo (Faculdade de Serviço Social) -Mulheres e Interseccionalidades

19h - Mesa 2: Processo Penal Feminista e Feminino Jurídico
Soraia da Rosa Mendes (OAB-DF) -  Processo Penal Feminista
Elaine Pimentel (FDA-UFAL) - Feminismo Jurídico: discussões e avanços

20h - Mesa 3: A necessidade de serviços especializados e de Políticas Públicas para Mulheres
Palestrantes:
- Karinny Oliveira (pesquisadora do Instituto Maria da Penha) - A trajetória da Mulher na Busca do Serviço Especializado e da Política Pública
- Regina Japiá Mota (mestranda em Psicologia Clínica e da Saúde) - Um Olhar da Psicologia sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos e a Rede de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual

21h - Mesa 4: Violência contra Mulher e a Rede de Enfrentamento
Palestrantes:
- Alice Bianchini (OAB-SP) - O que faz com que uma mulher continue na relação violenta? E o homem?
- Anne Caroline Fideles (OAB-AL) - Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulher em Alagoas