Lançada cartilha sobre cuidados com as crianças em tempos de covid-19

Pesquisa do Pibic é voltada à percepção dos profissionais da educação com relação a utilização de metodologias de cultura de paz
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
29/05/2020 17h53 - Atualizado em 02/06/2020 às 11h24
context/imageCaption

Capa da cartilha produzida no curso de Enfermagem

Em tempos de pandemia, a preocupação e os cuidados com a higiene continuam fundamentais, por isso as estudantes de Enfermagem, Rita de Cássia Ramires da Silva, Camila Thayná Oliveria dos Santos e Adrielly Cristina de Lima Raimundo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), coordenadas pela professora Ana Carolina Santana Vieira, lançaram uma cartilha sobre os cuidados com as crianças em tempos de covid-19, com referências do Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

De acordo com a professora Ana Carolina Vieira, a cartilha é fruto de um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) (2019/2020), e é importante "porque foi produzida de acordo com as necessidades das educadoras da educação infantil no bairro do Benedito Bentes. Numa das nossas reuniões por videoconferência, elas relataram dúvidas sobre como orientar as famílias a respeito de cuidados neste pandemia; e a partir disso nós construímos este instrumento para ajudá-las’’.

‘‘Informações sobre a lavagem correta das mãos, o uso correto das máscaras... Tudo em uma linguagem acessível para que as crianças também pudessem ler e compreender. E, considerando que é papel da Universidade divulgar o conhecimento, aceitamos a solicitação e começamos a organizar um esboço que, posteriormente, se tornou a cartilha que construímos’’, destacou a estudante de Enfermagem Rita de Cássia.

Durante a pesquisa, elas identificaram as falas dos colegas da educação infantil e perceberam que existiam muitas dúvidas e que as pessoas não procuravam fontes de especialistas, correndo o risco de receber informações que podem prejudicar a saúde dessas pessoas.

Segundo Rita de Cássia, ‘’a cartilha vem para orientar de forma correta, com base científica, como cuidar das crianças na pandemia e por isso a consideramos extremamente importante! Quem a acessar vai perceber que além dos cuidados básicos: uso de máscara, de álcool 70% e lavagem das mãos, falamos sobre amamentação, vacinação, características gerais da doença... Tivemos o cuidado de incluir um passo a passo nosso, realizado com fotos de crianças ‘com a ajuda e permissão de familiares’, tornando o ensino mais didático!’’, avalia.

Rita de Cássia conta que ‘’o período de construção da cartilha foi de uma semana: levantamento bibliográfico, escolha do tipo de design, adaptação da linguagem, produção de fotos para auxiliar no passo a passo’’, além de pesquisar ‘’de acordo com as faixas etárias e usamos as informações mais novas sobre a Covid-19, incluindo o aleitamento materno, por exemplo, que é algo que gera muitas dúvidas na população e, na cartilha, orientamos como a mãe que está contaminada pode amamentar. Além disso, incluímos também, sobre vacinação, cuidados quando apresenta os sintomas, entre outros’’.

Para acessar a cartilha na íntegra acesse este link.