Equipes da Nutrição realizam entrega de doações em comunidades

Foram entregues 150 cestas de alimentos; ação também beneficiou agricultores familiares
Por Ascom Ufal
25/05/2020 14h20 - Atualizado em 25/05/2020 às 15h29
Famílias em vulnerabilidade social receberam alimentos

Na última semana participantes dos projetos de extensão “Ajude-nos a Ajudá-los”, coordenado pelas professoras Telma Florêncio e Ana Paula Clemente e “Colhendo Bons Frutos: nutrição e agroecologia”, coordenado pela professora Maria Alice Araújo Oliveira, realizaram a entrega de doações em três comunidades em vulnerabilidade social. Os dois grupos são da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas e captaram juntos, com o apoio de um grupo de jovens da capital, 150 cestas básicas compostas por gêneros alimentícios não perecíveis.

Em parceria com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), foi feita a articulação com a Cooperativa Agropecuária de Alagoas (Coopaal), de um assentamento do município de Flexeiras para a compra e inclusão nos 150 kits, de alimentos in natura ou minimamente processados da agricultura familiar (compostos por laranja, manga, macaxeira, batata-doce e um pão de macaxeira confeccionado por um grupo mulheres). Assim foram distribuídas as cestas básicas com os kits nos conjuntos Denisson Menezes, Santa Helena e na Vila Emater. Em outra ação também foi distribuído álcool em gel.

A ação solidária e inovadora, além de facilitar o acesso de grupos vulneráveis a alimentos saudáveis passou a beneficiar agricultores familiares, incluindo um grupo de mulheres, que estão sofrendo também o impacto econômico, sem conseguir escoar sua produção com as medidas de distanciamento/isolamento social, suspensão de feiras agroecológicas e adesão da população as compras nas grandes redes de supermercados e entregas a domicilio.

A professora Ana Paula Grotti Clemente, comenta que o trabalho aumentou com a pandemia, mas tem sido recompensador. “O trabalho tem sido extenuante pois a cada dia o vírus está sendo mais disseminado nas comunidades e temos a preocupação de fazer chegar as doações nos que mais precisam e também preservar a saúde de todos os colaboradores e voluntários da instituição. Estar na linha de frente tem sido um desafio diário para minimizar todo o impacto da atual crise de saúde pública”, afirma.

Como ajudar?

As pessoas interessadas em colaborar podem fazer sua doação de alimentos e itens de higiene na sede do Cren, localizada na Av. Gama Lins, no Conjunto Denisson Menezes, no bairro Cidade Universitária ou no Hotel Ponta Verde, localizado na Avenida Álvaro Otacílio, 1988, na Ponta Verde. Para quem preferir fazer a doação em dinheiro, o Centro de Recuperação e Educação Nutricional disponibiliza o número de uma conta corrente no Banco do Brasil. Veja mais nas redes sociais do Cren.