Empreendedores da Ufal terão financiamento no Programa Centelha

Projetos aprovados vão receber até R$ 57 mil para investir em soluções com tecnologia
Por Manuella Soares - jornalista
22/05/2020 17h17 - Atualizado em 09/06/2020 às 13h19

Com ideais inovadoras, seis projetos da Universidade Federal de Alagoas foram aprovados no Programa Centelha. O resultado final foi divulgado nessa quinta-feira (21), colocando a Ufal como a que mais conseguiu ter propostas contempladas, entre as instituições de ensino.

O Centelha Alagoas vai financiar 28 projetos de empreendedorismo inovador, que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado, conforme definiu o edital. Foram 1.234 propostas submetidas no total, e os seis projetos aprovados da Ufal contemplam empresas criadas para atuar nas temáticas de tecnologia social, biotecnologia e genética, química, blockchain e, inteligência artificial. Os principais setores de aplicação das soluções apresentadas foram os de educação e agronegócio, seguidos por comércio e varejo, saúde e bem estar, e construção civil.

O processo de seleção teve três fases para avaliar se a ideia é inovadora; o projeto de empreendedorismo, apontando a capacidade técnica da equipe; e o projeto de fomento, detalhando a aplicação dos recursos.

Cada uma das propostas terá financiamento de até R$ 57,1 mil para despesas com diárias, passagens, material de consumo, incluindo livros, softwares, equipamentos e, também, custear serviços de terceiros e especializados.

Além dos seis projetos computados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) como vinculados à Ufal, outras propostas contempladas, dentre as 28, têm participação de docentes e alunos da Universidade Federal de Alagoas.

A iniciativa do Programa Centelha é uma parceria entre a Fapeal, a Secretaria Estadual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AL), a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Confira aqui a lista de aprovados.