Projeto da Ufal vai contribuir na promoção de saúde e do SUS

Inscrições já estão abertas
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
17/04/2020 14h38 - Atualizado em 17/04/2020 às 14h44

A Faculdade de Medicina publicou edital para a seleção para novos novos integrantes do Projeto de extensão Resgatar – Ciclo 2020.2, coordenado pela professora Maria Edna Bezerra da Silva. São 20 vagas, distribuídas aleatoriamente entre acadêmicos de ensino superior e técnico.

De acordo com o edital,  o processo seletivo será realizado por duas etapas, a primeira etapa que consiste na entrevista, o candidato para ser aprovado deverá obter o mínimo de 60%, a segunda etapa será realizado uma atividade pedagógica em grupo. Os alunos receberão certificados de participação com a carga horária do semestre em um total de 120 horas de atividades de extensão emitido pela Famed/Proex/Ufal, com carga horária descontada mediante as faltas. É obrigado o cumprimento de 75% da carga horária total do projeto conforme normativas da Universidade.

O candidato deverá enviar: currículo e comprovante de matrícula para o endereço eletrônico, ter o título “Seleção Resgatar 2020.1”. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico projetoresgatarhge@outlook.com, no período entre 17 de abril a 28 de abril, até às 23h.

Sobre o projeto

Dentro da linha de humanização do Ministério da Saúde foi idealizado o Projeto Resgatar, junto ao Núcleo de Saúde Pública - Nusp/Ufal. O projeto tem como objetivo desenvolver atividades de promoção de saúde e discussões acerca de direitos humanos e do usuário do SUS nos setores de Pediatria e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE, pediatria do Hospital Universitário e outras instituições em comunidades socialmente vulneráveis, visando promover junto aos acadêmicos do curso superior e tecnológico uma formação interdisciplinar, multiprofissional e humanista em parceria com o centro de estudos da referida instituição.

As atividades ocorrerão semanalmente, aos sábados das 8h30 às 12h. Nos dias de planejamento das ações nos estenderemos até as 14h. Os alunos serão divididos em duplas e trios e desenvolverão as atividades dentro das enfermarias e no corredor da pediatria, nos hospitais e outros espaços na comunidade.

As ações educativas que serão desenvolvidas proporcionaram uma relação humanizada entre os estudantes e os usuários ou acompanhantes dos setores envolvidos, uma vez que exigirá dos acadêmicos esforços para uma assistência de qualidade e consoante com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de integralidade, equidade e universalidade.