Institutos da Ufal esclarecem sobre relatórios Dashboard Covid19 Alagoas

Grupo de pesquisa responsável pelos estudos ainda não foi homologado nas unidades acadêmicas nem na Propep
Por Ascom Ufal
13/04/2020 15h45 - Atualizado em 14/04/2020 às 10h08

Os diretores dos institutos de Computação, Marcus Braga, de Física, Carlos Jacinto Silva, e de Matemática, Isnaldo Isaac Barbosa, assinaram nota de esclarecimento sobre divulgação dos relatórios intitulados Dashboard Covid19 Alagoas. Eles informam que o Grupo de Modelagem de Simulação do Covid-19 em Alagoas”, responsável pelos estudos, ainda não foi homologado nas suas respectivas unidades acadêmicas nem na Coordenação de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação (Propep).

Abaixo segue a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

As Direções do Instituto de Computação (IC), Instituto de Física (IF) e Instituto de Matemática (IM), diante da divulgação dos relatórios intitulados DASHBOARD COVID19 ALAGOAS, vem esclarecer para toda a comunidade acadêmica que se tratam de estudos realizados pela iniciativa de um grupo de professores, cujas informações são de inteira responsabilidade dos autores que assinam esses documentos, como ocorre em qualquer publicação. 

Outrossim, o “Grupo de Modelagem de Simulação do covid-19 em Alagoas”, responsável pelos estudos, ainda não foi homologado nas suas respectivas unidades acadêmicas nem na Coordenação de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e não possui vínculos com a Comissão de Gerenciamento do Covid-19, grupo oficialmente instituído pela Ufal para acompanhar esta pandemia. 

É importante enfatizar também que tais estudos não foram ainda submetidos a eventos ou revistas científicas e que a divulgação dos resultados apresentados em artigos dessa natureza não requer a homologação das Direções de Unidades Acadêmicas ou da própria Universidade. 

Maceió, 06 de abril de 2020 

Marcus de Melo Braga
Diretor do IC 

Carlos Jacinto da Silva
Diretor do IF 

Isnaldo Isaac Barbosa
Diretor do IM