Ufal reforça necessidade de doação de sangue aos hemocentros do Estado

Medida visa manter os estoques em níveis seguros para atender hospitais e pacientes
Por: Janaina Alves – relações públicas - 18/03/2020 às 14h46 - Atualizado em 27/03/2020 às 18h39

Em meio à pandemia de Covid-19 que chegou à Alagoas em março, os hemocentros encontram-se com estoques de sangue em níveis preocupantes. Pensando nisso, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) orienta estudantes e servidores que não fazem parte do grupo de risco que busquem, de maneira segura, realizar doações de sangue nos hemocentros públicos e particulares de Alagoas. 

De acordo com a assistente social do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Régia Peixoto, é necessário que as pessoas mantenham suas doações para que não venha a faltar sangue para aqueles que precisarem. A estratégia adotada pelo Hemoal neste momento inclui ir até os doadores para evitar uma grande locomoção de pessoas. 

“De toda forma, nossa equipe está pronta para atender aos doadores com total segurança. Quem for ao Hemoal doar sangue será atendido prontamente”, explica. 

Em Maceió, outros pontos de doação são o Hemopac, localizado no bairro do Farol, o Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió, no Centro, além do Banco de Sangue do Hospital Universitário da Ufal, no Tabuleiro. A Universidade orienta, ainda, que aqueles que puderem fazer a doação entrem em contato previamente para se informar qual o trâmite está sendo adotado por cada local. 

O banco de sangue do HU da Ufal funciona das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira. O do Hemoal, das 7h às 17h, de segunda a sexta. Sábado só até o meio-dia.

Para os que residem no interior, a orientação é procurar o Hemocentro de Arapiraca (Hemoar).

Hemoal: 3315-2109
R. Dr. Jorge de Lima, 58 - Trapiche da Barra

Hemoar (Arapiraca): 3521-4934
Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, 49 - Centro

Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió: 2123-6240
Rua Barão de Maceió, 354 – Centro

Banco de Sangue do Hospital Universitário da Ufal: 3202-5476 ou 3202-3743
Avenida Lourival Melo Mota, S/N - Tabuleiro do Martins

Hemopac: 3311-1500
Rua Itatiaia, 96 - Farol

Quem pode fazer a doação de sangue neste momento

Pessoas que estejam com boa saúde, sem sintomas do Covid-19, preferencialmente fora do grupo de risco (acima dos 60 anos ou com doenças crônicas) podem fazer doação de sangue. Para isso, é necessário apresentar documento com foto válido, emitido por órgão oficial e peso acima de 50kg.