Setores definem horário de funcionamento durante contingenciamento

Algumas atividades foram suspensas, mas serviços continuam funcionando em horário diferenciado
Por: Ascom Ufal - 18/03/2020 às 14h34 - Atualizado em 20/03/2020 às 18h53

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a Pró-reitoria Estudantil (Proest), Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) divulgaram a escala de trabalho dos setores durante o tempo em que durar o contingenciamento por conta do Covid-19.  Em conformidade com a Universidade, o horário de funcionamento na Reitoria, no Campus A. C. Simões, será das 8h às 14h, adotando trabalho remoto para os servidores em grupos de risco.

Na Progep, algumas atividades foram suspensas, como o procedimento para validação da autodeclaração étnico-racial previsto para o dia 26 de março e os cronogramas de concurso para professor substituto. Outra mudança importante é que os ofícios de exercício dos recém-empossados deverão ser enviados exclusivamente por e-mail (dimensionamento@progep.ufal.br), contendo a cópia escaneada do documento devidamente assinado pela chefia.

Além dessas medidas, a Progep adotará turnos alternados de revezamento, mantendo o setor em pleno funcionamento, assim como a entrada e saída de processos administrativos. No entanto, o atendimento ao público acontecerá por telefone ou e-mail. Em caso de necessidade justificada de atendimento presencial é preciso solicitar agendamento pelo endereço: secretaria@progep.ufal.br, ou pelos telefones: 3214-1032/1031.

A Prograd suspendeu bancas de TCC, dissertações e teses; e irá realizar processo de ajuste de matrícula a distância (através de formulário google docs e por e-mail. Além disso, estão suspensas as confirmações presenciais de matrícula. Será divulgado novo prazo para assinatura da ata de confirmação de matrícula nos três primeiros dias de aula, quando o calendário for retomado.

Será feito revezamento de trabalho presencial entre os servidores de cada setor e coordenadorias ligadas à Prograd em dois dias da semana, e o trabalho a distância (home office) pelos servidores será priorizado. Mais informações no e-mail: secretaria@prograd.ufal.br ou pelo telefone: 3214-1084.

A rotina de trabalho da Procuradoria Educacional Institucional (PEI) também foi alterada para evitar a aglomeração de pessoas. Dúvidas ou solicitações serão atendidas pelo e-mail pi@reitoria.ufal.br ou telefone 3214-1767. Caso seja necessário, será realizado agendamento para atendimento presencial, após análise da solicitação.

As demandas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) também serão atendidas por e-mail ou telefone. Atendimento presencial só será feito mediante análise da solicitação. Para conferir e-mails e telefones de contato da Propep, acesse o plano de trabalho disponível no fim da matéria.

Já a equipe de servidores da Pró-reitoria Estudantil (Proest) atenderá pelo e-mail secretariaproest@gmail.com ou pelo telefone 3214-1081. Os atendimentos presenciais serão mantidos somente em caráter de urgência e serão realizados em sistema de rodízio no horário das 8h às 14h. Estão suspensas as atividades presenciais dos Centros de Inclusão Digital, do Programa de Esporte na Ufal e do Núcleo de Acessibilidade; mas o processo de avaliação do Edital Nº 10/2019 - Proest/Ufal (Cadastro Socioeconômico de Estudantes para Acesso aos Programas de Assistência Estudantil), está mantido, devendo os estudantes acompanharem o processo através do endereço eletrônico.

Os processos de pagamento de auxílios financeiros serão mantidos dentro do prazo normal, devendo ser acompanhados pelos estudantes através do endereço eletrônico. Em relação aos Restaurantes e Residência Universitárias, a Proest informa que RUs de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Viçosa e Ceca serão fechados. O Restaurante Universitário do campus A.C. Simões funcionará somente para atender à demanda dos estudantes da Residência Universitária, que por sua vez, não terá acesso de visitantes, a fim de evitar aglomeração. Já foi instalado dispenser com álcool em gel em pontos estratégicos da RUA.

No DAP, enquanto durar o Plano de Contingenciamento, não haverá atendimento presencial. Somente serão realizados atendimentos de situações urgentes e que requeiram a presença do interessado. Nestes casos, o atendimento só será realizado com atendimento prévio registrado por e-mail, telefone ou WhatsApp.

Para agendamentos e soluções de problemas por e-mail, o setor solicita que os servidores utilizem o e-mail institucional. A lista com os setores e formas de contato do DAP estão aqui. Mais informações no (82) 3214-1108 Fale com o DAP via WHATSAPP.

Atendimento do DRCA

Os atendimentos presenciais do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) estão suspensos durante o período de contingência. Esclarecimentos de dúvidas ou solicitações de informações sobre expedição de diplomas ou certificados, transferência, reintegração, trancamento e reopção de curso, assim como os demais assuntos referentes ao setor, serão realizados por e-mail ou telefone. Confira os contatos no arquivo disponível no fim da matéria. Assim como em outros setores da Ufal, será feito revezamento de trabalho presencial entre os servidores durante dois dias da semana, no horário das 8h as 14h, sendo priorizado o trabalho a distância. 

Os calouros do Sisu 2020 que estão com documentação pendente devem aguardar o retorno das atividades acadêmicas para fazer a entrega. As Colações de Grau, Social e de Turma, bem como novos agendamentos, também estão suspensas e só voltarão ao normal com o fim do contingenciamento. As colações emergenciais serão avaliadas pelo Gabinete do Reitor, Prograd e DRCA e deverão ser solicitadas pelo e-mail colacaodegrau@drca.ufal.br. Para reabertura de matrícula, rematrícula e prorrogação de curso, está mantido o prazo extraordinário até o dia 27 de março e a solicitação deve ser por e-mail. 

NTI

O Núcleo de Tecnologia da Informação informa que suspendeu o atendimento ao público e atenderá as demandas em seus canais de e-mail e whatsapp e agendamento quando for necessário atendimento presencial. Confira lista de serviços mantidos e suspensos no arquivo abaixo.