CA de Administração auxilia estudantes a passarem por quarentena

Desde a paralisação das aulas, calouros têm recebido apoio e conteúdos do curso
Por Jacqueline Freire – jornalista
25/03/2020 17h15 - Atualizado em 29/03/2020 às 14h05
Redes sociais são ferramentas para sair do isolamento. Na foto, estudantes de Administração em período de acolhimento (Arquivo Pessoal)

Preocupados com o bem-estar dos estudantes, principalmente dos calouros, durante a quarentena, o Centro Acadêmico de Administração (CAADM) da Ufal tem enviado vídeo-aulas e conteúdo pelo WhatsApp para que o tempo de isolamento seja bem aproveitado. “Montei um plano de curso de acordo com o que eu estudei no primeiro período e envio vídeos de aulas e textos, para que eles continuem atualizados nos assuntos, assim, quando voltarem para a sala de aula não se assustem com a quantidade de informação”, explica Nilson Nunes, vice-presidente do CAADM e estudante do 4º período de Administração.

Os calouros têm recebido mensagens com livros, textos e vídeos. Já os outros estudantes podem conferir informações sobre a Ufal, sobre o curso de Administração, conteúdo das aulas e outros assuntos nas redes sociais do Centro. Para a presidente do CAADM e estudante do 9º período de Administração, Ruth Casado, o feedback dos alunos tem sido bastante positivo. “Alguns (estudantes) até já colocaram a vontade de fazer parte do Centro Acadêmico também, o que pra gente é muito bom. Para mim, particularmente como presidente, sinto que o CA tem buscado todas as formas de cumprir com seu papel, não podemos ficar ausentes, não podemos deixar os discentes a mercê, tendo em vista que temos que estar juntos nesse momento que já é bastante difícil para a Universidade”.

A ideia surgiu quando após a notícia do isolamento social, os calouros começaram a se manifestar preocupados com o início do ano letivo. “Notamos que muitos deles tinham receio em relação as disciplinas, nem mesmo contato com alguns assuntos. Então iniciamos uma espécie de nivelamento”, diz Nilson.

Além do conteúdo de estudo, o CAADM também tem feito a parte de entretenimento. “Lá no Instagram sempre conversamos com eles (calouros) informando sobre tudo o que a Ufal tem passado, debatendo sobre diversos assuntos, fazendo algumas dinâmicas relacionadas a coisas gerais do tipo: “descubra qual a banda através dos emojis” para descontrair mesmo. Além disso essa semana estamos montando um cronograma de lives e vídeos para o Instagram com enfoque em levar conteúdo para os alunos relacionados aos diversos temas da administração”, conta Ruth.

Capacitação

Além disso, para ajudar nessa conversa com os calouros, o CA tem capacitado os membros do próprio centro para saber lidar com alunos. “Estamos capacitando nossos membros em relação ao gerenciamento de crise, para que a gente saiba lidar com determinadas situações, como falar com os alunos, para ter mais segurança e tranquilidade e passar isso aos alunos, principalmente em relação ao momento que estamos vivendo”, finaliza.

Envie sua contribuição

Se seu curso, Centro Acadêmico ou grupo de amigos têm iniciativas parecidas e quer compartilhar conosco, envie e-mail para ascomufal@gmail.com. Atitudes como esta mantém a corrente do bem e fazem com que diminuam o stress e a ansiedade em períodos de isolamento social.