Ufal realiza segunda chamada de candidatos para pré-matrícula

Estudantes têm os dias 17, 18 e 19 de fevereiro para entregar a documentação
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
12/02/2020 16h57 - Atualizado em 13/02/2020 às 17h15

A Copeve divulgou os nomes dos convocados em segunda chamada do Sisu 2020 para realizar a pré-matrícula na Ufal. Os estudantes têm os dias 17, 18 e 19 de fevereiro para entregar a documentação exigida. O horário modifica de acordo com o local ou o curso. Para conferir, clique aqui.

“Por causa do atraso na divulgação, foi concedido mais tempo para os alunos se programarem e conseguirem os documentos”, afirma o servidor da Copeve, Zeuxis Morais, ao chamar atenção para a importância de conferir a documentação solicitada pelo edital. “Verifiquem o que precisam entregar, busquem fazer essa listagem para deixar tudo pronto. Isso é muito importante. Às vezes, chegam com documento que não aceita ou está faltando”, alerta.

Ele acrescenta que, além da documentação comum, há as comprovações específicas, principalmente para quem for de alguma cota, pois cada uma tem sua especificidade. O servidor também chama atenção para as pessoas que optaram pelo critério regional, concorrendo aos cursos dos campi do Sertão, Arapiraca e suas unidades de ensino do interior. “Nesse critério, basicamente, é a comprovação de que estudou todo o ensino médio, seja escola pública ou privada, em alguma cidade do interior citada na resolução que aborda sobre o assunto”, afirma. Para consultar a resolução, acesse o link.

A partir dessa segunda chamada, Zeuxis informa que são convocados candidatos classificados e suplentes. Todos devem comparecer para realizar a pré-matrícula e entregar a documentação. “Para cada vaga ociosa, que não foi preenchida na primeira chamada, a gente convoca seis candidatos: sendo um classificado e cinco suplentes. O classificado já tem sua vaga garantida. No caso dos suplentes, pode haver a possibilidade de, ao longo do ano e dependendo do curso, ele ser convocado. Com a documentação entregue, possivelmente, já vai para sala de aula”, esclarece.

Mais de 50% das vagas preenchidas

Após a convocação dos estudantes aprovados em chamada regular do Sisu 2020, 53,23 % das vagas ofertadas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já foram preenchidas. O dado é da Copeve, Núcleo de Executivo de Processos Seletivos. De acordo com Zeuxis Morais, “é um dos melhores anos de ocupação para primeira chamada, comparado a anos anteriores”. Ele explica que esse dado se refere a uma ocupação geral, o que representa um total de 2.860 alunos pré-matriculados. “É uma média nacional. Geralmente, nas universidades e nos institutos, gira em torno de 50%”, diz.

Em 2020, a Ufal disponilizou todas as vagas de uma só vez no início do ano, no total de 5.373 vagas distribuídas nos 108 cursos de graduação. “Caso não sejam preenchidas, serão realizadas outras chamadas até ocupar as vagas”, acrescenta Zeuxis.

Para acompanhar as etapas do Sisu 2020 na Ufal, acesse.