Restaurante Universitário recebe estagiários de Nutrição semestralmente

Os alunos auxiliam em atividades de gestão e supervisionam a qualidade higiênica e sanitária do local
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
06/02/2020 16h40 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evelyne Furtado e Luanna Caetano

O estágio curricular faz parte da vida acadêmica dos universitários e não seria diferente com os do curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, os alunos atuam no Restaurante Universitário (RU), sob a supervisão da Técnica de Nutrição do RU, Thanyara de Medeiros e da professora da Faculdade de Nutrição (Fanut), Laudilse de Morais.

A cada semestre o RU recebe uma dupla de estagiários que ficam responsáveis pela supervisão da qualidade higiênico-sanitária do Restaurante, além de também auxiliarem nas atividades de gestão da unidade. Segundo Thanyara, “ao fim de cada estágio cada aluno apresenta um plano de ação para melhoria do funcionamento do serviço”. A Técnica alega que isso ajuda no crescimento e aprimoramento das atividades do local.

Ao todo, os alunos devem cumprir 300 horas de estágio, estando presentes de segunda à sexta-feira.

Estágio que dá frutos

Em 2019 a dupla de estagiárias Evelyne Furtado e Luanna Caetano realizaram um estudo, em parceria com o Laboratório de Controle e Qualidade de Alimentos da Fanut, sobre a qualidade da refeição servida e da água utilizada na produção das mesmas. Foram analisadas quatro amostras de água e nove amostras de alimentos já preparados.

Segundo as estudantes, o estudo “transcorreu sem problemas, com a colaboração e participação ativa de todos os envolvidos”. E explicam que “a análise da qualidade microbiológica dos alimentos e da água oferecidos em unidades de produção de alimentos é um procedimento de extrema importância para garantir a integridade e a saúde do comensal, além de ser uma importante ferramenta para confirmação dos procedimentos de boas práticas na manipulação de alimentos”.

De acordo com a pesquisa, tanto a água quanto o alimento estavam dentro dos padrões de qualidade.

Sobre a experiência do estágio, Evelyne e Luanna afirmam que foi uma experiência engrandecedora. “Sem sombra de dúvidas é um campo de estágio que nos permite colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, contam as alunas.