Núcleo de Tecnologia realiza pesquisa para avaliar satisfação dos usuários

Questionário vai ser enviado para o e-mail institucional de estudantes, docentes, técnicos e pessoas que ocuparam cargos de gestão na Ufal
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
17/02/2020 10h57 - Atualizado em 17/02/2020 às 14h32

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufal vai realizar uma pesquisa de Avaliação de Satisfação com a comunidade universitária. Conectividade, atendimento, serviços e sistemas são alguns dos itens a serem avaliados.

O questionário vai ser enviado para o e-mail institucional de estudantes, docentes, técnicos e ex-gestores do Núcleo. “São apenas cinco perguntas, enviadas já no próprio corpo do e-mail. Pedimos o apoio da comunidade para responder”, destaca o diretor do NTI, Reinaldo Cabral.

A partir dos dados da pesquisa, explica Cabral, “conforme a perspectiva e o feedback que tivermos para cada área, vamos ter como priorizar as ações de melhoria, ter conhecimento de onde há menos atendimento e como podemos melhorar para que a comunidade possa construir uma imagem melhor sobre a nossa atuação”.

Importância da pesquisa

Ao falar sobre a necessidade de realizar essa pesquisa de satisfação, o diretor do NTI da Ufal afirma que o setor “está focado na melhoria dos serviços prestados, mas que não o referencial de como a comunidade vê o Núcleo hoje, sob o ponto de vista de qualidade dos serviços, dos produtos e atendimento”.

Reinaldo Cabral esclarece que essa avaliação busca fazer um panorama sobre a atuação do setor, de uma forma geral, para conhecer a opinião dos usuários. “Estamos tentando investigar isso, pois vai servir de referencial para identificar onde podemos melhorar para apoiar a comunidade”, justificou.

Ele também destaca que essa pesquisa “vai contribuir para que a Ufal melhore o seu nível de governança na área de Tecnologia da Informação [TI]”. De acordo com o diretor, “existe um normativo que obriga as instituições a adotarem práticas de governança. A avaliação dos serviços de TI é uma dessas práticas”.