Hospital Universitário recebe novos residentes nos dias 2 e 3 de março

Por Taciana Gacelin - jornalista colaboradora
28/02/2020 15h38 - Atualizado em 02/03/2020 às 13h50
91 novos residentes em diversas áreas iniciam as atividades na próxima semana

Nos dias 2 e 3 de março, a partir das 8h, o Hospital Universitário receberá, para socialização, os novos residentes que atuarão nos Programas de Residência MultiProfissional em Saúde e no Programa de Residência em Medicina. Na programação, estão incluídas temáticas referentes à segurança do paciente e dos residentes, procedimentos adotados no HU, como gestão de leitos e revisão de prontuários. Os residentes também terão conhecimento sobre a atuação da Vigilância Epidemiológica, Linhas de Cuidado, dentre outros.

A chefe da Unidade de Gerenciamento das Atividades da Pós-Graduação do HU, Monica Assunção, diz que as residências proporcionam um aprendizado prático para os profissionais. “É importante pela aproximação do estudante com a prática, atuando no serviço, interagindo com o usuário e recebendo a formação em um hospital de referência, destaca.

No total, foram 20 residentes aprovados no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e 71 para o Programa de Residência em Medicina. De acordo com a coordenadora do Programa, Elizabeth Souza, a Residência Multiprofissional em Saúde tem um papel significativo no desenvolvimento da interprofissionalidade. “ É um mecanismo que promove a integração de diferentes áreas, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência”, frisa.

Roseane Costa, psicóloga, diz que a residência do HU “é uma oportunidade de ela atuar na área hospitalar”. A alagoana, que fez graduação na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), diz que ser aprovada na seleção para a residência representa a mesma emoção que ela teve ao entrar na Ufal.  Do estado do Pará, Fabiana Câmara ficou com uma das quatro vagas disponíveis para a área de Farmácia. Para ela, a atuação trará experiência, aprendizado e a possibilidade de ela ser multiplicadora do conhecimento.

Seleção para as Residências

A Residência Multiprofissional em Saúde se constitui como uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, desenvolvendo atividades de treinamento em serviço no Hupaa e em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Programa possui carga horária total de 5.760 horas, dois anos de duração, 60 horas semanais, com dedicação exclusiva.

A Residência em Medicina disponibilizou, na última seleção, ocorrida em janeiro, vagas nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral Básica, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria, Neurologia, Oftalmologia, Dermatologia, Neonatologia, Reumatologia e para Coloproctologia.

Confira abaixo a programação do evento.