Conexões comemora quase dois mil inscritos no Pré-Enem Comunitário

Número bateu recorde dos últimos quatros anos

Por Paulo Canuto, estudante de jornalismo
- Atualizado em
 | nothing

O Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), programa da Pró-reitoria de Extensão (Proex), comemora a maior quantidade de inscritos no projeto Pré-Enem Comunitário dos últimos quatro anos e o quarto maior número de inscritos desde que a fase de homologação de documentos foi inserida no projeto. Foram quase 2 mil inscritos para participação da edição 2020/2021 do projeto.

A coordenadora do programa, a assistente social Janda Alencar, conta que já houveram edições com um número maior de inscritos, mas por conta das desistências na ocasião, e para evitar desperdício financeiro, foi adicionada a fase de homologação de documentos na seleção. “Já tivemos a marca de 6.050 inscritos na edição 2011/2012, o que nos deixou ao mesmo tempo felizes com os números, mas nos trouxe tristeza e prejuízos bem grandes, já todo material de prova foi impresso pensando nessa participação massiva e no final, metade dos inscritos não compareceu”, lamentou a coordenadora.

Após esta experiência, foi adotado um sistema de homologação de documentação, que é exigida através do edital. Janda ainda comemora os números alcançados pelo projeto desde a sua fundação até a edição atual: “o projeto Pré-Enem Comunitário do Conexões de Saberes da Ufal já atingiu um grande resultado desde a sua criação até os dias de hoje, tendo já aprovado mais de 1600 alunos em diversos cursos. Trata-se de um programa que ocupa um papel de destaque na garantia de direitos e na implementação de políticas públicas ao assegurar esta via de acesso ao ensino superior”.