Universidade Federal de Alagoas não tem curso com risco de descredenciamento

Odontologia conseguiu nota máxima no Conceito Preliminar de Curso entre os 22 avaliados do ciclo 1
Por Manuella Soares - jornalista
03/12/2020 13h56 - Atualizado em 03/12/2020 às 15h53

Depois dos bons resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do Ensino Superior (Enade), a Universidade Federal de Alagoas comemora as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) das 22 graduações avaliadas. Os resultados ficaram com médias entre 3 e 5, deixando todos os cursos sem risco de descredenciamento.

O destaque do ciclo 1 na Ufal foi a Odontologia, que obteve as notas 5 no Enade, 4 no IDD e 5 no CPC. A graduação atingiu a nota máxima do CPC na edição de 2019, superando um histórico de lutas pela ascensão do curso.

“Vão os nossos parabéns para os docentes, discentes e técnicos que demonstraram determinação e, principalmente, espírito de equipe. Estamos no caminho certo, sabemos das nossas limitações, o que não  nos impede de seguir avante por uma Foufal [Faculdade de Odontologia] mais forte!”,  dedicou a conquista o diretor da Foufal, Jorge Alberto Gonçalves.

O CPC é calculado de acordo com a nota dos concluintes no Enade; o valor agregado, referente ao Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observados e Esperados (IDD); corpo docente com as notas de proporção de mestres, doutores e de regime de trabalho; e a percepção discente sobre as condições do processo formativo em se tratando das notas referentes à organização didático-pedagógica, à infraestrutura e instalações físicas e às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Entre os cursos que alcançaram o Conceito 4 estão: Arquitetura (Maceió e Arapiraca); Educação Física; Enfermagem (Arapiraca e Maceió); Engenharias Ambiental, Civil (Maceió), de Produção (Penedo), e Florestal;  Farmácia; Medicina (Maceió); Medicina Veterinária; e Nutrição.

A Procuradoria Educacional Institucional acompanha os resultados dos índices e exerce o papel de apoio e assessoramento, junto com a Pró-reitoria de Graduação, durante todo o processo de preparação para as avaliações.

“A PEI promove seminários sobre o Enade a fim de que as coordenações de cursos e estudantes possam conhecer mais sobre todo o processo de avaliação, pois os itens que compõem a nota, se forem aperfeiçoados e revistados ao longo do curso, farão com que haja uma elevação da sua qualidade, proporcionando um resultado satisfatório”, destacou o procurador Deywid Wagner de Melo.

Confira no anexo a lista completa com todas as notas.

Resultados

No mês de outubro a Ufal recebeu nota máxima do Enade em cinco cursos de graduação, dos quais quatro subiram a nota de 4 para 5 na avaliação de 2019. O curso de Medicina está entre os 20 melhores do país na área. Deywid ressalta que os bons desempenhos são “reflexo do currículo de curso, da qualidade do corpo docente e da formação oferecida ao estudante”.

Ele adianta que em breve o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar o Índice Geral de Cursos (IGC) da Ufal, que atualmente é 4. O instrumento é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição.

“Além desses indicadores, há o Conceito de Curso (CC), que acontece após um processo de três fases, com o preenchimento de formulários eletrônicos com informações sobre o curso, culminando na visita in loco”, explica.