Reitor faz maratona de visitas em Brasília em busca de apoio para projetos da Ufal

Na agenda de compromissos, reuniões com ministérios, bancada alagoana e o novo prefeito eleito de Maceió
Por Simoneide Araújo e Hiago Rocha - jornalistas
14/12/2020 15h23 - Atualizado em 14/12/2020 às 15h54
Encontro com o secretario adjunto do MEC, Tomás Dias

O ano de 2020 está terminando, mas para o reitor Josealdo Tonholo sempre há tempo para unir forças em prol da Universidade Federal de Alagoas. Semana passada, ele foi a Brasília cumprir agenda institucional e fez uma maratona de visitas aos ministérios da Educação e da Cidadania e à bancada federal alagoana em busca de parcerias e apoio a novas ações da Ufal.

O reitor, acompanhado do pró-reitor de Extensão, Clayton Santos, e do representante da Ufal em Brasília, Ineh Alarcão, apresentou à Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social projetos acadêmicos e sociais desenvolvidos pela instituição. Tivemos reunião com os secretários Marcelo Magalhães, André Alves e Fabíola Molina para alinhar atividades conjuntas entre o Ministério da Cidadania e a Ufal. Reafirmamos a excelência do Instituto de Educação Física e Esportes, seja pela infraestrutura, seja pela equipe técnica que a Ufal tem disponível para faze valer, pelo esporte, todo o retorno social que Alagoas tanto precisa”, disse.

O reitor também visitou a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e foi recebido pelo secretário adjunto Tomás Dias e também pelo diretor Eduardo Salgado. “Tivemos uma conversa bastante proveitosa com a equipe da Sesu que ouviu nossos pleitos e demonstrou sensibilidade às demandas apresentadas”, resumiu Tonholo.

TV Ufal

Claro que a ida a Brasília não poderia deixar de fora do roteiro a vista à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Tonholo e Clayton Santos foram recebidos pelo diretor-geral, Roni Baksys e equipe. “Tratamos dos preparativos finais da TV Ufal –canal público que será inaugurado em janeiro com programação da TV Brasil e que vai contar também com programação local produzida pela própria Universidade”, informou o pró-reitor.

Em breve, o canal 40 da TV Ufal, em rede aberta, vai retransmitir a TV Brasil para Maceió e, futuramente, para mais cidades alagoanas. “Vale destacar também a sensibilização do deputado Paulão em garantir emenda parlamentar para reforma dos espaços de laboratórios técnicos e do estúdio de TV que serão utilizados pelos estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas”, detalhou o reitor.

Diálogo com a bancada

O reitor Tonholo também buscou dialogar com membros da bancada alagoana. Ele foi recebido no gabinete do senador Rodrigo Cunha e lá também conversou com o prefeito eleito de Maceió, João Henrique Caldas – JHC. Durante a reunião foram propostas várias ações da nova gestão da Prefeitura de Maceió junto com a Ufal.

O prefeito eleito demonstrou total sintonia em poder contar com a Universidade. Ele e sua equipe entendem a importância e a seriedade da atuação da Ufal em diversas áreas, desde saúde à educação, cujas ações já ocorrem de longa data no município. A ideia inicial é de aumentá-las e ampliar a outros campos que a Ufal tem expertise de atuação. Podemos fazer mais com mais parceiros que acreditam no valor da Ufal para mudança na capital e no Estado”, pontuou Tonholo.

De acordo o pró-reitor Clayton Santos, o prefeito declarou a importância estratégica da nova gestão do executivo municipal estar mais próxima da Ufal por ser a maior instituição de ensino superior público em Alagoas. Tanto o prefeito quanto sua equipe técnica entendem a Ufal como uma instituição de capacidade de pensamento, proposição e execução de atividades de excelência com reconhecimento pela qualidade com que desempenha essas funções em diferentes áreas do conhecimento, seja pela pesquisa, ensino e extensão, e que podem auxiliar a nova gestão”, disse.

Os compromissos do reitor em Brasília foram pautados pela busca de melhorias da atuação da Ufal. Daí a importância de buscar diálogo com a bancada. Foi recebido pelo Senador Fernando Collor e ambos conversaram sobre o fortalecimento da relação institucional e o compromisso com a Ufal.

Tonholo também foi recebido pelo coordenador da bancada federal alagoana, deputado Marx Beltrão, e pela equipe do deputado federal Paulão.