Edital Catalisa ICT abre oportunidades para pesquisadores

Iniciativa do Sebrae quer acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica
Por Simoneide Araújo – jornalista
14/12/2020 15h27 - Atualizado em 14/12/2020 às 15h28

Atenção, mestres, doutores e alunos de mestrado e doutorado! Estão abertas as inscrições para o edital de seleção de pesquisas Catalisa ICT, uma inciativa do Sebrae que vai oferecer a pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial. Os interessados têm até 24 de janeiro para se inscreverem gratuitamente e a divulgação das pesquisas selecionadas com potencial de inovação será em 24 de fevereiro.

De acordo com o edital, a ideia com o Catalisa ICT é implementar planos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que resultem na criação de negócios inovadores e na transferência de tecnologia. O Sebrae pretende acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, destacando tês pontos fortes: criação de empresas de base tecnológica por mestres, mestrandos, doutores e doutorandos; transferência de tecnologia de pesquisadores e universidades para empresas; e inserção de mestres, mestrandos, doutores e doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios.

Com o Catalisa, o Sebrae busca fazer a aproximação entre a academia e o mercado. Para participar em cada etapa da jornada do Catalisa ICT, o pesquisador deve submeter propostas e ser selecionado nos editais específicos. A etapa anterior dá condições para submissão à etapa seguinte, mas não é pré-requisito. Os detalhes sobre cada uma delas, você encontra aqui.

Serão selecionadas pesquisas com potencial de inovação tecnológica que buscam contribuir para a inovação no País, conforme previsto na primeira etapa do Catalisa ICT: "Mobilizar e despertar para empreender". As pesquisas selecionadas vão avançar para a segunda etapa "Aprender e estruturar". Nesse momento, os participantes serão apoiados com capacitações e conexões com o mercado, para elaborar um plano de inovação a partir de sua pesquisa.

Segundo o edital Catalisa ICT, durante esse período de capacitação, os pesquisadores não receberão bolsas ou outros apoios financeiros. Com o plano de inovação elaborado, os pesquisadores vão pleitear fomento, por meio de um edital específico, na segunda etapa.

Veja mais detalhes do edital clicando aqui