Auditório Guedes de Miranda será reformado com apoio do deputado Paulão

Foram destinados R$500 mil para a obra por meio de emenda parlamentar
Por Simoneide Araújo e Hiago Rocha - jornalistas
29/12/2020 22h33 - Atualizado em 29/12/2020 às 22h36
Paulão e o reitor Josealdo Tonholo na assinatura do contrato com a empresa RCMS Construções, representada por Rafael Mendonça

O auditório Guedes de Miranda, equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas, finalmente será reformado e, em breve, entregue à sociedade alagoana e à comunidade acadêmica. É que nesta terça-feira (29), o reitor Josealdo Tonholo e o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, assinaram contrato com a empresa RCMS Construções para a obra do auditório instalado no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú, Centro da capital.

A Ufal foi beneficiada duplamente por meio de emenda parlamentar de Paulão, e receberá R$1,1 milhão. Além dos R$500 mil para obra de reestruturação física do auditório, o deputado também destinou mais R$600 mil para o Campus do Sertão para compras de equipamentos e investimentos correlatos.

“O deputado Paulão, sempre sensível às atividades da Universidade, destinou recursos e todos os servidores e gestores se empenharam para fazer valer o esforço de todos para reforma das estruturas físicas do auditório Guedes de Miranda, um espaço de muitas memórias, de muitas convivências em diferentes tempos e que será entregue completamente revitalizado”, disse Tonholo.

Para o deputado Paulão, a forma como a Ufal conduziu a execução de todas as etapas para garantir que as obras sejam iniciadas mostra a seriedade que tem sido adotada pela Universidade. Na oportunidade, o parlamentar surpreendeu a todos ao anunciar mais uma boa notícia para a instituição com a destinação de dois carros pequenos e duas caminhonetes de porte médio para o Campus do Sertão.

“Parabenizo a Ufal, desde o Campus do Sertão, com a direção do professor Agnaldo Santos pelo trabalho na região sertaneja, à sede em Maceió, pela competência e gestão com a verba pública destinada à educação e à cultura. O auditório Guedes de Miranda é mais um equipamento cultural que precisa ser de toda a sociedade alagoana. Espero voltar depois da reforma e constatar mais um retorno de transformação pela cultura”, comentou o deputado.

Pelo novo projeto, os 930 metros quadrados de área total serão reformados, incluindo as redes lógica, hidráulica, elétrica e hidrossanitária. Também serão atualizadas as instalações de refrigeração e de combate a incêndio para atender a todas as normas de segurança.

As especificações para o novo palco e piso do auditório também foram revistas. Todo detalhamento acústico, cenográfico e de sonorização revisados em prol da melhor qualidade, contemplando também o camarim, mantendo a vocação diversa para receber diferentes eventos – desde formaturas, para eventos científicos, para sociedade e, entre outras aspirações, manter-se como ambiente para diferentes manifestações culturais.

Para o pró-reitor de Extensão, Clayton Santos, a destinação dos recursos e execução do projeto demonstra o cuidado permanente com os equipamentos culturais da Universidade adotado pela nova gestão. “Satisfação imensa poder participar do anúncio da reforma do auditório Guedes de Miranda, em que todos que valorizam e fazem o Espaço Cultural ansiavam e que, agora, serão iniciadas as obras. Mais articulações precisam ser realizadas para garantir mais investimentos para os equipamentos culturais da Ufal, para a cultura alagoana”, pontuou Santos.

Segundo o coordenador de Assuntos Culturais, Sérgio Onofre, o auditório Guedes de Miranda é um indicativo das mais diferentes movimentações de Maceió e do estado nos últimos 30 anos. “Não podemos esquecer que se trata de um espaço, na sua criação, para toda Alagoas. Parte significativa da história do próprio Espaço Cultural, de artistas, de expositores, da vivência cultural converge no auditório. É um momento de felicidade para todos da Ufal, da comunidade artística e da sociedade alagoana”, comentou Onofre.