Ufal vai reestruturar polo UAB no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia

Instalações também podem atender cursos da Uneal, Uncisal e Ifal
Por Simoneide Araújo - jornalista
03/11/2020 21h11 - Atualizado em 04/11/2020 às 16h57
Da esquerda para Direita: Agnaldo Santos, José Geraldo, Lílian Kelly Voss e Thiago Matias

O Polo Associado da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Alagoas no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, recebeu a visita do gestor da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), José Geraldo Ribeiro. Ele constatou que as instalações da unidade poderão atender cursos da Ufal e de outras instituições de ensino superior, e, para isso, será reestruturada para melhorar ainda mais as condições de oferta.

A visita foi acompanhada pela coordenadora do polo, professora Lílian Kelly Voss, pelo diretor-geral do Campus do Sertão, professor Agnaldo Santos, e pelo diretor acadêmico, professor Thiago Trindade Matias. Segundo Ribeiro, o polo está apto a receber cursos da UAB da própria Ufal, da Uncisal, da Uneal, do Instituto Federal de Alagaos (Ifal) e de outras locais. “A unidade conta com uma sala ampla de coordenação exclusiva que, com a colocação de divisórias, abrigará também a Secretaria; além de sala de reuniões e uma sala de atendimento aos discentes pelos tutores presenciais, com a disponibilização no local de quatro computadores para uso nas orientações”, descreveu.

O coordenador da Cied também observou que os todos os espaços atendem às exigências  da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Supérior (Capes) para o funcionamento do polo de forma compartilhada. “São dois laboratórios de informática, um com 30 computadores e outro com 15, salas de aula com lousa branca e projetor multimídia, biblioteca, banheiros, laboratório de línguas, entre outros setores. Todos os ambientes contam com acessibilidade e encontram-se em excelente estado de conservação”, declarou Ribeiro.

E completa: “Convém salientar, neste ponto, o envolvimento, o apoio e a dedicação da direção do Campus e da coordenação do Polo para garantir as condições ideais para o funcionamento dos cursos EaD, o que está sendo muito bem feito. Como pode ser observado, o polo conta com praticamente tudo o que se faz necessário para seu pleno funcionamento, por isso, em nome do Reitor Josealdo Tonholo, assumo o compromisso de viabilizar o atendimento de algumas pequenas necessidades que garantirão um atendimento de qualidade pelo Polo Associado de Delmiro Gouveia”.

Durante a visita, o professor Thiago Matias conversou com Ribeiro sobre a intenção da equipe em viabilizar a oferta de cursos de especialização na modalidade a distância, independente de financiamento da UAB. Essa questão será levada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) para ser discutida com a Cied a direção do Campus do Sertão.