Ufal lança campanha de 60 anos e assina contrato para construir Campus Penedo

Tudo isso na cerimônia de abertura da 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema
Por Simoneide Araújo - jornalista
24/11/2020 20h05 - Atualizado em 21/01/2021 às 19h39
Abertura do Circuito Penedo de Cinema e assinatura do contrato para construção do Campus Penedo

Abertura do Circuito Penedo de Cinema e assinatura do contrato para construção do Campus Penedo

Após quase três décadas fechado, o Cine São Francisco foi reaberto na noite da segunda-feira (23), com a 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema. E foi nesse cenário mágico e cheio de histórias que o reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora Eliane Cavalcanti lançaram a campanha que abre as comemorações do aniversário de 60 anos da Universidade Federal de Alagoas, celebrado no dia 25 de janeiro do próximo ano e que traz o tema Ufal 60 Anos: raízes conectad@s com o futuro.

A ideia do tema principal da campanha de aniversário partiu da palavra “raízes”, que representa diversos elementos da construção da Universidade, como diversidade, cultura, ciência. Essas raízes que vão se entrelaçando apontam para os 60 anos, para cima e para o futuro. A proposta é trabalhar a temática central em ações de comunicação e atividades comemorativas como os eventos que se estenderão ao longo de 2021, ressaltando os eixos norteadores Memória, Ciência e Tecnologia, Inovação, Cultura, Território e Literatura.

O selo comemorativo dos 60 anos e toda identidade visual da campanha foram criados pelo servidor da Assessoria de Comunicação (Ascom) da própria Ufal, Daniel Aubert. “A partir das conversas que tive com a equipe envolvida no projeto, escolhi usar mãos que se intersectam e simbolizam união em tempos de divergência; simbolizam diversidade e esperança como uma flor que desabrocha. E o selo é variável, se adaptando aos mais diversos temas que podem ser abordados nas comemorações dos 60 anos, como cultura, ciência, tecnologia e muito mais”, explicou.

Construindo União

A vice-reitora falou da satisfação de partilhar com penedenses, amigos e colegas de trabalho esse momento de alegria e de celebração pelas seis décadas da Universidade. Mas ela também fez referência ao professor Sérgio Onofre, idealizador e coordenador-geral do Circuito Penedo de Cinema. “Peço licença, magnífico reitor, para destacar a ousadia e o trabalho do professor Sérgio Onofre. Nesta noite, estamos iniciando as comemorações dos 60 anos da Ufal, no entanto, há dez anos, Sérgio chega com a ousadia de montar o primeiro circuito de cinema em Penedo. Foi um movimento enorme e o evento acabou atraindo outros para a cidade. Se hoje estamos aqui, Sérgio, é graças a sua ousadia, que foi plantada lá atrás, assim como a nossa Universidade, que também foi plantada há 60 anos”, declarou.

E completou: “Há seis décadas, a primeira semente da nossa Universidade foi, de fato, inserida no território alagoano. E hoje, pasmem, somos uma árvore grandiosa; somos a Avicennia [schaueriana, conhecida no Brasil como mangue-preto, canoé ou siriúba plantada], a Laguncularia [racemosa, mangue-branco, árvore pioneira nativa e típica do manguezal brasileiro], o Conocarpus [erectus L., mangue botão], a Rhizophora [mangle, mangue-vermelho] que estão nos mangues da Alagoas, dessa terra belíssima que tem uma capilaridade enorme. Hoje estamos do litoral ao sertão, da capital ao interior. Tudo isso, buscando conhecimento, levando ciência, cultura e buscando formar cidadãos; buscando formar pessoas que enxergam o mundo de forma diferente. Vivam a nossa Universidade, juntem-se a nós neste momento! Vamos viver esses 60 anos a partir de agora, vamos viver a Universidade Federal de Alagoas!”

Nova sede da Ufal em Penedo

O reitor Josealdo Tonholo cumprimentou os artistas, guerreiros que enfrentam várias batalhas e levam entretenimento e cultura às pessoas, e as mulheres presentes ao evento em nome da professora Eliane, vice-reitora, e falou da importância da Ufal para o desenvolvimento da cidade e do Estado. “Neste momento, gostaria de ressaltar a importância da Universidade Federal de Alagoas, que dia 25 de janeiro completa 60 anos, mas que, há 14 anos, lá nos idos de 2006, era uma universidade federal em Maceió. E hoje, não tenho nenhuma dúvida de dizer que se Alagoas tem um projeto de desenvolvimento, ele se traduz na interiorização da Ufal. Isso faz toda a diferença”, enfatizou.

Destacando ainda: “E falo isso porque pude participar diretamente desse desafio, como professor da instituição, de fazer a Universidade sair de Maceió e se instalar em todo Estado de Alagoas. Estamos presencialmente em nove cidades e mais 12 polos de Educação a Distância, por enquanto. Penedo tem uma universidade forte, que nos orgulha, e isso só é possível, ela só é forte, porque temos bons parceiros que acreditam nesse projeto de desenvolvimento”.

Tonholo também falou do antigo Cine Penedo que já está sob a gestão da Ufal e será reformado. “Acaba de ser aprovado projeto de reforma do nosso Cine Penedo, com recursos do BNDES, orçado em R$ 4,5 milhões. Por isso reforço a fala de que a Ufal se torna cada vez mais forte porque temos bons parceiros”, anunciou.

Além de enfatizar a importância dos parceiros para ter uma universidade forte, Tonholo também destaca ser imprescindível uma boa infraestrutura para continuar crescendo, desenvolvendo ciência e formando bons profissionais e cidadãos. Foi então que anunciou a assinatura do contrato para construção da nova sede do futuro Campus Penedo. “Esse é um momento marcante não só para a população da cidade, mas para toda comunidade acadêmica da Ufal. Um dos nossos compromissos da campanha para reitor é melhorar a infraestrutura das instalações da nossa unidade em Penedo e vamos entregar a nova sede e dar melhores condições de trabalho, de ensino e de aprendizado”, reforçou.

Foi assinado o contrato com a empresa responsável pela obra na nova sede do futuro Campus Penedo, a Pimentel Engenharia Ltda. “A obra já está licitada, já está empenhada. São R$ 4 milhões já na conta para começar as atividades, de imediato, de construção do Campus Penedo”, comemorou o reitor.

A cerimônia de abertura do Circuito Penedo de Cinema contou a presença de artistas convidados, autoridades, servidores, gestores e alunos da Ufal e pessoas da cidade. Além do reitor e da vice-reitora, a frente de honra também foi formada pelo professor Sérgio Onofre, coordenador do evento, pelo vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira; o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão; a representante da Secretaria de Estado da Cultura, Teresa Machado; e o diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Vinícius Lages.

Os pró-reitores Estudantil, Alexandre Lima, de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington Pereira, e de Graduação, Amauri Barros; o superintendente de Infraestrutura, Dilson Batista; o diretor do Campus Arapiraca, Arnaldo Tenório; o coordenador da Unidade de Ensino de Penedo, Diógenes Meneses; o chefe de Gabinete da Reitoria, Ubirajara Oliveira, também prestigiaram a solenidade.