Reitor visita senador Rodrigo Cunha e apresenta catálogo de projetos

Foram detalhados dez projetos para benefícios sociais e econômicos da população alagoana
Por Hiago Rocha - jornalista (texto e fotos)
19/10/2020 15h00 - Atualizado em 19/10/2020 às 15h34

O reitor Josealdo Tonholo apresentou, na sexta-feira (16), ao senador Rodrigo Cunha (PSDB) catálogo de projetos elaborado pela Ufal e Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) para conhecimento e adesão, por meio de recursos orçamentários, a favor da ciência, da pesquisa e do desenvolvimento local. Foram detalhados dez projetos componentes da apresentação. A reunião ocorreu no gabinete do parlamentar, na Jatiúca.

“Agradeço mais uma vez a acolhida. Com a articulação entre Fundepes e Ufal, a Fundação passou a elaborar estudos e ações desde o desenvolvimento de planos diretores à elaboração de planos de saneamento básico aos municípios, passando também pela construção da Rota do Imperador para gerar ativos materiais e de resgatar ativos imateriais das cidades de Sergipe e Alagoas do Baixo São Francisco. Satisfação contar com sua sensibilidade ao plano de projetos”, disse Tonholo ao detalhar o catálogo.

O senador Rodrigo Cunha elogiou a iniciativa conjunta para identificar problemas sociais vividos pela população de todo o estado. “Essa iniciativa mostra como a Universidade está atenta às urgências de Alagoas. Agora, nossa expectativa é de continuar o diálogo e, assim que for possível, viabilizar recursos e eleger prioridades para beneficiar a todos”, disse Cunha. Ele também comentou sobre o projeto da Rota do Imperador, reafirmou a contraparte alagoana e demonstrou interesse em apoiar o investimento nas cidades do Baixo São Francisco.

Conforme destacou o presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley, a proposta é defender a Rota do Imperador como produto turístico, gerando renda para todos os municípios ribeirinhos de Sergipe e Alagoas. "O levantamento prevê inventários turísticos, estabelecimentos de marcos legais municipais e estaduais, capacitação de agentes de turismo na região nos dois estados, bem como de gastronomia e museologia", pontuou Wanderley.

São previstos, em três anos, três etapas: no primeiro ano, prospecção, no segundo a prática do que foi identificado como potencial e no terceiro a implementação e produção de relatórios para continuidade do projeto da Rota. Os projetos serão debatidos futuramente para que seja definida a forma de aporte para execução dos projetos eleitos como prioritários. A reunião também foi acompanhada pelo diretor da Editora da Ufal (Edufal), professor Elder Maia.