Ciclo de palestras em matemática aplicada começa nesta quinta (22)

Atividade é uma realização do Grupo de pesquisa Análise Matemática do IM em parceria com outras instituições
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
21/10/2020 16h02

O Grupo de Pesquisa Análise Matemática e Aplicações da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que participa da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), realiza a partir do próximo dia 22 de outubro um ciclo de palestras em Matemática Aplicada 2020-2021. O evento é uma realização da Regional 04 com o apoio da SBMAC que possibilita a divulgação da Matemática Aplicada para a comunidade acadêmica com temas nas diversas áreas de interesse.

A abertura começa nesta quinta-feira (22), às 9h, com a presença do reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo,  no Youtube. A primeira palestra acontece no mesmo dia (22) às 11h. As outras acontecem nos dias 19 novembro e 17 dezembro (sempre às quintas-feiras, 11h) e seguem mensalmente no ano de 2021. O ciclo de palestras conta com a participação de pesquisadores de alto nível  ligados a grandes instituições do Brasil.

De acordo com a organização, o evento tem o objetivo de estimular a inserção de estudantes da Ufal nos diversos programas de pós-graduação em Matemática Aplicada do Brasil através das discussões geradas nestes seminários.

O Grupo de Pesquisa Análise Matemática e Aplicações é coordenado pelo professor Arlyson Nascimento do Instituto Federal de Alagoas (Ifal),  liderado pelos professores Isnaldo Barbosa do Instituto de Matemática da Ufal e  Rinaldo Vieira Jr professor de Matemática da Campus Arapiraca-Ufal.

Rinaldo Vieira, professor de Matemática da Campus Arapiraca-Ufal, ‘’esperamos com essa ação, intensificar a divulgação da matemática aplicada em diversos temas que os convidados devem apresentar durante o Ciclo’’, disse.

Segundo o professor Rinaldo Vieira, acredita que o levantamento servirá para direcionar ações tanto de ensino quanto na pesquisa, conta que ‘’estamos organizando um formulário para levantar dados dos pesquisadores dos três estados de nossa Regional. Esses dados serão organizados num dashboard que será disponibilizado em nossa homepage’’.

‘‘Esperamos ainda contribuir com o fortalecimento dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação da Ufal que tem afinidade com a Matemática Aplicada’’, afirma o professor de Matemática da Ufal, Isnaldo Barbosa.

A duração do ciclo é de 1 ano que envolve palestras de uma ação da Regional 04 com o apoio da SBMAC que possibilita a divulgação da Matemática Aplicada para a comunidade acadêmica com temas nas diversas áreas de interesse da Matemática Aplicada, onde contamos com a participação de pesquisadores de alto nível ligados a grandes instituições do Brasil.

Para participar do levantamento que a Regional pretende aplicar, acesse o link.