Arnóbio Cavalcanti assume Pró-reitoria de Gestão Institucional da Ufal

Posse aconteceu nesta sexta (9) no gabinete do reitor Josealdo Tonholo
Por Simoneide Araújo - jornalista
09/10/2020 18h04 - Atualizado em 09/10/2020 às 18h48
Arnóbio Cavalcanti Filho assina termo de posse

Arnóbio Cavalcanti Filho assina termo de posse

O reitor Josealdo Tonholo deu posse ao professor Arnóbio Cavalcanti Filho como pró-reitor de Gestão Institucional da Universidade Federal de Alagoas. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (9), no Gabinete da Reitoria, quando todos puderam dar as boas-vindas ao novo gestor e se despedir do professor Renato Miranda, que deixa a Proginst e recebeu agradecimentos pelo trabalho que vinha desenvolvendo nos últimos meses. 

A posse do novo pró-reitor contou com a presença dos pró-reitores de gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington Pereira; Estudantil, Alexandre Lima, e de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção; do coordenador de Assuntos Culturais, Sérgio Onofre, representando a Pró-reitoria de Extensão;  da representante do Fórum de Diretores de Unidades Acadêmicas, Elaine Pimentel; do chefe de Gabinete, Ubirajara Oliveira; do superintendente do Hospital Universitário, Célio Rodrigues, além dos coordenadores da Proginst, Jarman Aderico, Jouber Lessa e José Edson Lima; da ordenadora de despesas, Vanessa Simões, do diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças, Alan Silva, e vários outros integrantes da gestão superior.

Na solenidade, Tonholo deu as boas-vindas ao novo pró-reitor e lembrou que Arnóbio Cavalcanti já havia ocupado o mesmo cargo, na década de 1990, na gestão do reitor Rogério Pinheiro, quando a Proginst era Pró-reitoria de Planejamento (Proplan). Ele também agradeceu o trabalho, a parceria e a amizade do professor Renato Miranda. “Essa é uma transição que acontece com alegria, isso é que é importante. O professor Renato sai da liderança, mas não sai da nossa equipe de gestão, não sai da nossa rede de relações nem do nosso ciclo de amizades. A saída dele, felizmente, é num momento que a gente pode contar com o professor Arnóbio, que é do nosso grupo de trabalho. E fico muito feliz em saber que nossa Universidade trabalha na construção de bons quadros e tem pessoas muito qualificadas e competentes, que são chamadas para contribuir com o desenvolvimento da nossa instituição”, destacou o reitor.

O reitor também ressaltou que esse é um momento muito especial e lembra que o professor Renato foi um grande líder na construção do plano de trabalho e planejamento estratégico para a Ufal. “Estamos há nove meses de gestão com muitas excepcionalidades, porque fomos atropelados pela pandemia da covid-19, passando por cenários de dúvidas em todo o mundo. Portanto, quero agradecer a cumplicidade e a amizade do professor Renato e dizer também da minha alegria em poder contar com toda experiência do professor Arnóbio. Agradeço aos dois pelos desafios que encararam e vão encarar”, completou Tonholo.

Arnóbio Cavalcanti está de volta à Ufal como pró-reitor e assume o desafio de tocar projetos e planejar o equilíbrio das contas da instituição, integrando Planejamento, Orçamento e Compras e Aquisições. Ele ressalta que ficou muito confortável em aceitar o convite. “Conversei bastante com o professor Renato e fiquei muito tranquilo porque tenho noção que minha missão é continuar o projeto que já foi iniciado. É um desafio assumir a Proginst. Já passei por várias pastas na Prefeitura de Maceió e no Governo do Estado, mas sempre penso na minha responsabilidade com a Ufal. Por onde andei nas minhas experiências de gestão, sempre enalteci a imagem e a importância da Universidade”, disse.

“A Reitoria vem trabalhando num projeto de transformação e é nesse sentido que vou assumir esse desafio. Esse é um momento de estarmos mais juntos. Quero somar com vocês todos, pelo projeto da gestão do professor Tonholo e da Ufal”, assegurou.

Transição tranquila

Para selar o momento de união, professor Renato colocou um "boton" do brasão da Ufal no novo pró-reitor e assegurou que a transição será muito tranquila para que a Ufal não tenha descontinuidade nos projetos que vem desenvolvendo. Ele agradeceu a confiança de toda a equipe da gestão e, em especial, a do Gabinete do Reitor e fala diretamente a ex-equipe: “Devo muito a todos que compõem a Proginst; é uma equipe de uma qualidade técnica muito boa e eu tive essa resposta lá dentro; tive a retaguarda para desenvolver o trabalho. O compromisso com vocês lá dentro foi cumprido. Sou muito grato, devo muito a vocês por toda a parceria e compromisso. Peço que sigam com a missão e garantam a transição mais tranquila possível”. 

E continua: “Nesse momento, meu pedido é que recebam o professor Arnóbio de braços abertos. Ele merece nossa confiança e a nossa cobertura. Nossa responsabilidade institucional é fazer o professor Arnóbio triunfar neste final de ano e seguir os próximos anos da gestão. Devo muito a vocês [falando diretamente aos servidores Jarman, Edson e Jouber] por toda retaguarda que me foi dada. Não tive dificuldade interna para trabalhar. Sigam com o mesmo comprometimento com a missão. A Proginst hoje, se ela assume o ritmo que consegue assumir, as entregas e os resultados que tem, é devido a vocês todos”.

Professor Renato também agradeceu aos colegas pró-reitores pelo carinho e parceria de sempre. “Temos uma pró-reitoria transversal, que dialoga com todas as outras e isso é muito bom. Quero agradecer à professora Elaine [Pimentel, diretora da Faculdade de Direito], aqui representando o Fórum de Diretores. Senti muito acolhimento, tive um bom diálogo com todos os diretores e as diretoras. Meu trabalho com o Fórum de Diretores foi muito bom e agradeço o respeito, o carinho e a confiança de todos na pessoa da professora Elaine. Foi uma experiência muito positiva e muita produtiva”, confirmou e, emocionado, também agradeceu ao reitor pela confiança e amizade.

A diretora da FDA, Elaine Pimentel, também dá as boas-vindas a Cavalcanti e se despede do professor Renato, com a lembrança da primeira reunião com ele como pró-reitor. “Desde o primeiro momento, Renato já mostrou sua capacidade e surpreendeu a todos. Quando eu assumi o Fórum de Diretores, em maio deste ano, nossa aproximação foi maior em razão de todas as demandas e dos desafios vivenciados por todos nesse momento de pandemia. Minha fala é de gratidão. Você construiu muito junto com toda equipe e deixa um legado. Contribuiu não apenas com sua qualidade técnica, que evidenciou em cada diálogo, mesmo em reuniões com temas difíceis, e conduziu de maneira incrível. É unanimidade entre diretores e diretoras sua capacidade técnica e o trato que teve com todos nós, individual e coletivamente. Parabéns e muito obrigada! Sua passagem pela Proginst deixa essa marca e a boa saudade”.

Os pró-reitores Wellington Pereira e Alexandre Lima também agradecem o companheirismo e o comprometimento do professor Renato. O superintendente do HU, Célio Rodrigues, deu as boas-vindas ao novo pró-reitor: “É uma alegria tê-lo de volta”. Ele também fala sobre o professor Renato: “Conhecemos uma pessoa de bom senso, de bom trato, um gentleman, muito educado com todos e todas. Isso precisa ser dito porque não é uma característica comum. Lamento o curto período de convivência, mas Renato não tem perdas porque sai levando uma legião de amigos e isso é o que mais importa; é o que a gente leva para nossa vida. Essa é uma transição que Renato sai fortalecido. É interessante ver isso aqui. Você, Renato, conquistou respeito, admiração e amizade, sempre com diálogo aberto e muito gentil”.

Sobre o novo pró-reitor

Arnóbio Cavalcanti é graduado em Engenharia Civil pela Ufal, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Economia École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Atualmente é professor adjunto 2 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal, com experiência na área de Economia, com ênfases em gestão e finanças públicas e macroeconomia do setor público, atuando em temas como teoria econômica, estatística, administração, políticas públicas, macroeconometria, estruturação de plano de governo, econometria e estrutura organizacional.

Até agosto, Cavalcanti esteve à frente da Algás, como diretor-presidente e também foi eleito presidente nacional do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), considerada a maior associação do setor no país. Também já esteve à frente de secretarias do Executivo municipal e estadual.