50 anos da Uneal: parcerias em projetos unem instituição estadual e Ufal

Servidores destacam atuação no interior e ações realizadas de forma associada pelas universidades
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
13/10/2020 14h20 - Atualizado em 13/10/2020 às 14h31

Pioneira na oferta de ensino superior no interior do Estado, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) comemora 50 anos neste dia 13 de outubro. Com uma história marcada por desafios e pela luta de seus servidores e estudantes, a instituição acreditou no potencial do Agreste alagoano ao iniciar suas atividades no município de Arapiraca, em 1970, enquanto fundação criada por meio de lei municipal.

A comunidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que realiza em parceria com a Uneal muitos projetos acadêmicos e sociais em busca de promover o desenvolvimento local, reconhece a relevância da instituição no cenário da educação superior e celebra o seu jubileu.

“A Uneal é uma grande parceira da Universidade Federal de Alagoas. Atuam juntas há bastante tempo. A Uneal tem um papel todo especial que é a capilarização da educação superior por todo o Estado de Alagoas. A Ufal tem que congratular a gestão dos professores Odilon de Morais [reitor] e Anderson Barros [vice-reitor], parabenizar por esses 50 anos e desejar muito sucesso. Que venham outros 50 anos fazendo esse excepcional trabalho de promoção à educação no Estado”, parabeniza o reitor da Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo.

Ao recordar os projetos de impacto social liderados pela Uneal ao longo dessas cinco décadas, de modo especial, na área de formação de professores, o reitor da instituição, Odilon de Morais, destaca a atuação da Universidade estadual para o desenvolvimento de vários municípios.

“Durante muito tempo, a Uneal foi a única a ofertar o ensino superior no interior. Assumimos projetos de muita importância e, em parcerias com diversas prefeituras, qualificamos docentes, inclusive indígenas, e demais servidores públicos, dando oportunidade de estudar e de se formar com qualidade a uma grande parcela da população”, ressalta.

Morais enalteceu a relevância das parcerias que unem as duas universidades públicas de Alagoas e defendeu, inclusive, a ampliação delas. “Nossos cursos, das mais diversas áreas, sempre dialogaram. Sempre buscamos o diálogo para construção de projetos, pois acreditamos que parcerias engrandecem as duas instituições, fazendo com que a nossa educação pública superior em Alagoas se fortaleça. Acredito muito nessas possibilidades de aproximações institucionais e a gente sempre agradece à Ufal pela disponibilidade, pela parceria, por sempre chegar junto”, disse.

Importância no interior

A arapiraquense e técnica em assuntos educacionais da Ufal, Aldiane Tenório, também é enfática ao afirmar a importância da Universidade estadual no interior. Ela ingressou no curso de Pedagogia em 2001 e diz que sempre foi um sonho cursar uma graduação em uma faculdade pública.

“Para alguns, o curso que escolhi não tinha tanto significado, mas para mim era a realização de um sonho ingressar na Uneal e no curso de Pedagogia. Até hoje, lembro da emoção ao escutar o locutor falar meu nome na lista dos aprovados, divulgada pela emissora de rádio”, conta.

Primeira colocada no concurso para técnico-administrativo do Campus Arapiraca, aprovação conquistada logo após a formatura, a servidora federal destaca o ensino de qualidade da instituição. “Sou só gratidão por ter sido fruto da Uneal. É a minha base. Durante os quatro anos da minha graduação, tive a honra de ter tido professores maravilhosos que contribuíram de forma decisiva para minha formação profissional. Foram muitos mestres e cada um deixou sua marca em minha trajetória acadêmica. Até hoje, colho os frutos em minha vida profissional”, declara ao parabenizar a todos que integram a Universidade.

Parcerias

Com graduação e mestrado em Química pela Ufal, a professora Janesmar Cavalcanti é testemunha dos longos anos de parceria institucional entre as duas universidades. Assim como ela, muitos docentes da Uneal são egressos dos programas de pós da federal alagoana. O atual vice-reitor da instituição, Anderson Barros, também leciona na Ufal. Além de vários professores que, depois de aposentados pela Ufal, dedicaram sua experiência para o crescimento da Universidade estadual como espaço de ensino e pesquisa.

Dessa união, a docente conta que aprendizados e desafios enormes foram possíveis, permitindo alçar novos voos. Janesmar recorda que no ano de 2009, por meio da Uneal, Ufal, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Sebrae e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), nasceu o projeto Estruturação do Sistema Alagoano de Inovação e Tecnologia Agroalimentar (Sitagro), aprovado e financiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Por essa iniciativa, continua, “a Uneal, de forma pioneira e sempre apoiada pela equipe da Pró-reitoria de Pesquisa da Ufal, torna-se a executora científica do que viemos a chamar de Polo Agroalimentar de Arapiraca e Batalha, sempre com a preocupação de levarmos o conhecimento para o interior de Alagoas, aliás, o puro DNA da Uneal que já nasceu em cinco interiores de nossa amada Alagoas”, destaca.

Outro feito realizado de forma associada pelas duas instituições alagoanas, lembra a docente, é que durante os anos de 2009 a 2014, Uneal e Ufal protagonizaram o cenário de construção de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) ao gerirem a Secti e a Fapeal, contribuindo com o fortalecimento de diversas parcerias junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e MCTI.

“Foi um momento ápice do reconhecimento do Estado para com a parceria Ufal e Uneal e com o sistema de CT&I como um todo. Havia a total compreensão de que a união das IES [Instituições de Ensino Superior] e do citado sistema fortaleceria a mais nova universidade pública de Alagoas, a Uneal”, aponta a professora que, na época, também era diretora-presidente da Fapeal.

Ao recordar os resultados alcançados, “frutos de um valoroso trabalho” da comunidade universitária da Uneal, ela defende um maior apoio por parte do Estado para que todo o potencial da instituição seja voltado ao desenvolvimento social. “Ainda somos uma propedêutica Universidade, mas acredito que com muito trabalho e parcerias exitosas alcançaremos o verdadeiro savoir faire de uma Universidade em toda sua plenitude”, afirma.

Atuação

Com uma forte atuação na formação de professores no interior de Alagoas, atualmente, a Uneal conta com campus nas cidades de Arapiraca, onde também está sediada a Reitoria, Santana do Ipanema; Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió,

No total, são ofertados 38 cursos de graduação, reunindo cerca de oito mil estudantes. Na área de pós-graduação, a instituição oferta um programa de mestrado Stricto Sensu, além de cursos de especialização.

Com pesquisas de destaque nas áreas de Geociências, Ciências Humanas, Linguística, Química, Botânica, Direito, Genética Humana e Zootecnia (esses dois últimos em parceria com a Ufal), a Universidade tem 80 projetos de pesquisa em vigência.