Ufal tem mais de 11 mil candidatos inscritos no primeiro dia do Sisu

Inscrições podem ser realizadas até o dia 26
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
22/01/2020 12h30 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

O processo de seleção do primeiro semestre de 2020 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começou na última terça-feira (21) e nas primeiras 24 horas, mais de 11 mil pessoas se inscreveram para concorrer às 5.373 vagas, em 108 cursos de graduação presenciais disponibilizadas na Universidade Federal de Alagoas. 

Segundo balanço disponibilizado pela Copeve,constam 19.158 inscrições realizadas, já que os candidatos podem escolher até duas opções de curso. Destas inscrições, 43% concorrem para ampla concorrência, 49,1% para o sistema de cotas e 7,9% concorrem para ações afirmativas sociais (inclusão regional). 

Até o momento, os cursos mais concorridos são: Medicina, nos campi A.C. Simões e Arapiraca, Psicologia, Direito e Administração, no Campus A.C. Simões. 

O período de inscrições foi prorrogado e os candidatos podem se inscrever até às 23h59 do próximo domingo (26). 

Ajuste em turno de cursos 

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgou em nota técnica disponibilizada no site da Copeve que os cursos de Engenharia Florestal e Engenharia de Energias, vinculados ao Campus Ceca tiveram aprovação da reestruturação do Projeto Pedagógico e, por isso, a partir do ano letivo de 2020, serão ofertados no período integral (matutino e vespertino), embora conste na página do Sisu apenas o turno vespertino. 

Candidatos passarão por banca de validação 

Para os candidatos que concorrem ao sistema de cotas PPI (preto, pardo ou indígena), é necessário apresentar a Autodeclaração Étnico-racial justificada conforme modelo disponível no edital, no momento da pré-matrícula, e submeter-se a uma banca de validação. 

A Comissão de Heteroidentificação da Ufal, sob a coordenação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) é responsável por coordenar as bancas de validação da autodeclaração étnico-racial dos candidatos nas demandas para candidatos negros (pretos e pardos). 

A comissão verificará somente o fenótipo dos candidatos, como características físicas, predominantemente, a cor da pele, a textura do cabelo, o formato do rosto, do nariz, das orelhas etc., que, combinadas ou não, permitam que o candidato seja socialmente reconhecido ou não, como uma pessoa negra, de cor preta ou parda.