Ufal tem gestão temporária até posse de Tonholo

A professora Cristina Trezza assume a Reitoria até o dia 28 de janeiro
Por Ascom Ufal
23/01/2020 09h08 - Atualizado em 23/01/2020 às 10h55

O mandato da professora Valéria Correia e do vice, José Vieira Cruz, encerrou nesta quarta-feira (22) e o Gabinete Reitoral (GR) publicou memorando com informações sobre a representação da Universidade Federal de Alagoas. Como a posse do reitor nomeado, Josealdo Tonhlolo, foi agendada pelo MEC para o dia 28 de janeiro, fica à frente da Ufal a professora Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza, diretora da Escola de Enfermagem e decana do Conselho do Universitário (Consuni). O nome dela será publicado no Diário Oficial da União.

Trezza será a reitora pelo período de 23 a 28 de janeiro, quando o novo reitor tomará posse do cargo, em Brasília. O documento explica que o GR já havia solicitado providências ao MEC e diante da urgência, a orientação da Procuradoria Federal da Ufal é que "a Universidade seja representada ativa e passivamente pelo diretor de unidade acadêmica mais antigo no magistério até a efetivação da posse do reitor recém-escolhido pelo presidente da República".

A medida é fundamentada no Art.16 do Estatuto da Ufal, que trata sobre a representatividade da instituição em todos os atos jurídicos com poderes de administração em geral. Segundo o trecho do documento, “nos impedimentos e ausências eventuais, o reitor é substituído pelo vice-reitor, e na ausência de ambos, pelo diretor de unidade acadêmica mais antigo no magistério da Ufal”.

Cristina Trezza é enfermeira obstétrica pela Universidade Federal da Bahia, tem mestrado em Ciências da Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e doutorado e pós-doutorado em Enfermagem também pela UFRJ. Trezza ainda possui formação de terapeuta floral pelo Instituto Bach, e é líder do grupo de pesquisa Procuidado.

A transmissão do cargo para o reitor Josealdo Tonholo, indicado pela comunidade acadêmica e escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro, será no dia 29 de janeiro, na Ufal. Na oportunidade, toda a equipe de gestão será empossada.