Ufal e Sociedade entrevista os psicólogos Everton Calado e Rafael Cunha

Os psicólogos apresentaram o Serviço de Acolhimento Psicológico realizado pela Pró-reitoria Estudantil (Proest)
Por Lenilda Luna - jornalista
13/01/2020 09h30 - Atualizado em 13/01/2020 às 09h36
Rafael Cunha e Everton Calado, psicólogos

Na edição desta segunda-feira (13), o programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, traz uma entrevista com os psicólogos Everton Calado e Rafael Cunha, que coordenam o Serviço de Acolhimento Psicológico oferecido aos estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O acolhimento de estudantes por psicólogos é ofertado pela Gerência de Assistência Estudantil (GAE), na Pró-reitoria Estudantil (Proest), que fica no Centro de Interesse Comunitário (CIC), atrás da praça dos bancos, térreo, no Campus A.C. Simões. O agendamento é feito na sala da Proest na reitoria.

A demanda é alta, mas os psicólogos se desdobram para atender aos estudantes que procuram esse apoio na Proest,  mesmo com uma equipe restrita, com três profissionais na capital e dois no interior. “Nossa atividade principal é o acolhimento individual, ou seja, uma escuta técnica qualificada, com dois ou três encontros, para saber como encaminhar cada situação”, explica Everton Calado.

Para orientar o encaminhamento do estudante que precisar de um tratamento psicoterápico na rede de Saúde, a Proest lançou o Guia de Atendimento Psicossocial. “Esse documento contempla os dispositivos disponíveis na rede de saúde, com uma primeira edição em 2017 e uma atualização em meados de 2019. Faz um mapeamento dos distritos sanitários onde tem psicólogos e psiquiatras na rede pública de Saúde”, explica Rafael Cunha.

Além dos atendimentos, os psicólogos falaram de ações coletivas, como campanhas, encontros em grupos, eventos, com foco em qualidade de vida acadêmica. “Os estudantes relatam muitos problemas com ansiedade, depressão, frustração por não conseguir acompanhar os conteúdos em sala de aula. Essas situações levam ao adoecimento e os estudantes nessa situação precisam de apoio”, pondera Everton Calado.

Para saber todas as questões abordadas pelos psicólogos, ouça a entrevista, às 11 h, na Rádio Ufal ou no Podcast

O Programa Ufal e Sociedade vai ao ar todas as segundas-feiras, 11 h, com reprise às 17 h