Reitora visita obras na Ufal durante recesso acadêmico

Melhorias e reformas feitas no bloco 18, Ichca e Restaurante Universitário devem ser entregues até a volta às aulas
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
10/01/2020 14h44 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Reitora Valéria Correia e equipe conferem andamento das obras no Bloco João de Deus. Foto: Pedor Ivon

A reitora Valéria Correia, membros da Gestão e da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) visitaram, na manhã da última terça-feira (7), algumas das obras que estão sendo realizadas no Campus A.C. Simões, dentre elas as do Bloco 18, o João de Deus, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (Ichca) e do Restaurante Universitário (RU). De acordo com o superintendente da Sinfra, as ações de melhorias devem estar prontas até o dia 20 ou 21 deste mês, período em que os estudantes voltam às aulas.

A reitora iniciou sua vistoria pelo bloco João de Deus, que acolhe de maneira fixa os cursos de Contabilidade, Economia e Psicologia. Contando com 22 salas de aula, o bloco está tendo suas paredes reformadas e pintadas para que sejam instalados quadros de vidro, assim como também suportes para projetores.

“Fizemos a reposição de todas as portas de acesso, que era uma das prioridades da segurança dos equipamentos que estão sendo instalados nessas salas”, informou Diogo Carlos, Superintendente da Sinfra. Ele também disse que haverá uma adequação da acessibilidade às salas de aula, que possuem diferenças de nível, além da substituição de algumas portas de banheiros.

A Reitora afirmou que, apesar “das condições de parcos recursos, a gente priorizou o bloco João de Deus, que é utilizado por vários cursos e por várias unidades acadêmicas”. Durante a visita, a reitora entrou e observou as salas que passaram e que estão passando pela reforma.

O bloco 18 também terá uma sala de convivência para os alunos do bloco. Segundo Silvana Medeiros, pró-reitora estudantil, o local terá micro-ondas e cafeteira, “sendo um espaço de encontro e descanso para os estudantes”.

Teatro e Dança no Ichca

Após a visita ao João de Deus, foi a vez de checar as duas salas do Ichca que estão em reforma para acolher os cursos de graduação de Teatro e Dança, que passarão a funcionar no A.C. Simões no Ichca. “Existia essa reivindicação antiga deles subirem, participarem da vida acadêmica do A.C. Simões”, explicou a reitora, referindo-se aos estudantes dos cursos citados. “Penso que vai ser um ganho para a convivência acadêmica deles aqui no A.C. Simões e também para o acesso do Restaurante Universitário”, falou.

Sandra Nunes, diretora do Ichca, mencionou a assistência estudantil, falando não somente do RU, mas também dos outros recursos acessíveis, como a Residência Universitária, a Biblioteca Central e os ambientes de Gestão. Octávio Cabral, vice-diretor do Ichca, disse que “os cursos de Artes há muito que desejam ter um espaço próprio e essa é a primeira tentativa de tê-lo, para a produção de artes, para abrigar os cursos de Artes”.

As duas salas terão pisos flutuantes, compostos por tablados de madeira que absorvem o impacto, próprios para a utilização dos alunos. Além disso, também serão adicionadas barras e espelhos nas salas. “Nós estamos deixando esses ambientes adequados para o uso desses cursos”, informou o superintendente da Sinfra.

Além dos ambientes acadêmicos mencionados, a reitora visitou também o Restaurante Universitário passa por intervenções no RU para melhor atender os usuários.