Proex realiza encontro de musicalização na escrita para piano

Objetivo é discutir aspectos estéticos e composicionais com base no ciclo de canções Winterreise
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
17/01/2020 08h40 - Atualizado em 16/01/2020 às 16h24
Divulgação

Divulgação

A Universidade Federal de Alagoas vai sediar A evocação das sonoridades instrumentais na escrita para piano do ciclo de canções Winterreise, de Franz Schubert, na próxima sexta-feira (24), na sala 2 da Escola Técnica de Artes da Ufal, Praça Sinimbu. A iniciativa é da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e tem como finalidade divulgar a produção acadêmica sobre a canção romântica alemã para piano e voz e discutir aspectos estéticos e composicionais com base no Winterreise. 

O evento conta com a participação do professor curso de graduação em Música da Ufal, Ticiano Biancolino. De acordo com a organização, o encontro trata da importância ‘‘que os fenômenos de valorização da música instrumental, da formação da linguagem do piano e da utilização deste instrumento enquanto redutor da orquestra exerceram no aparecimento do Lied em princípios do século 19, um gênero híbrido entre música e poesia e entre música vocal e música instrumental, que se contrapôs à tradição da canção estrófica setecentista’’. 

A atividade é gratuita e aberta ao público. Mais informações pelo e-mail hopmusical@gmail.com

Sobre Biancolino 

Ticiano Biancolino é natural de São Paulo, que possui bacharelado em Composição e Regência, mestrado em Musicologia e doutorado em Práticas Interpretativas. Atualmente, ele é professor da Ufal. 

Em suas pesquisas de mestrado e doutorado, Biancolino abordou os aspectos do piano enquanto instrumento evocador de sonoridades de outros instrumentos e do canto. Seu trabalho de doutorado, intitulado O piano cantor: a evocação da vocalidade na origem do instrumento e no repertório para teclas do século 18I, está em processo de publicação pela editora Prismas/Appris. 

Entre 2007 e 2009, atuou como pianista acompanhador das aulas de canto do professor Francisco Campos na Universidade de São Paulo (USP). Atuou como pianista colaborador em alguns dos maiores festivais de música do país como: Pró-Música, de Juiz de Fora, Eleazar de Carvalho, em Fortaleza e Festival de Artes e Música de Itu. 

A pesquisa surge de uma ideia de investigar sobre a evocação das sonoridades instrumentais na escrita para piano do ciclo de canções Winterreise, de Franz Schubert, por base similaridades de escrita entre determinadas passagens da obra de Schubert e aquelas retiradas de obras sinfônicas e de câmara, do próprio Schubert e de outros compositores que representaram grandes influências suas, especialmente Haydn, Mozart e Beethoven.