Museu Théo Brandão ilustra "Brasil em Números" do IBGE

Publicação do instituto escolhe anualmente um museu para representar seu estado
Por Pedro Firmino – estudante de Jornalismo
07/01/2020 12h01
context/imageCaption

foto: MTB

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) selecionou o Museu Théo Brandão (MTB) para ilustrar a edição de 2020 do catálogo "Brasil em números". Entre todos os espaços culturais de Alagoas, o Théo se destacou, sendo escolhido para representar o estado. O Instituto irá selecionar fotografias do acervo e do prédio para ilustrar a capa e cada capítulo do periódico. 

A publicação anual traz um aprofundamento sobre a realidade brasileira, abordando desde população, território, saúde e finanças públicas até turismo e meio ambiente. Vários gráficos, tabelas, dados e mapas esclarecem o entendimento do leitor, contando também com contribuições de especialistas nos temas. A cada ano, as estatísticas são atualizadas e o instituto aponta um museu ou espaço cultural de um estado brasileiro. 

Em 2019, a instituição homenageada foi a Fundação Iberê, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Sua criação em 1995 teve como objetivo preservar, investigar e divulgar as obras de Iberê Camargo, um dos grandes nomes da arte brasileira do século 20.

Segundo o supervisor de divulgação do IBGE na Unidade Estadual de Alagoas, Alcimar Trancoso, a representação cultural é tão importante quanto as estatísticas. "O Brasil em Números tem como lema 'A arte de retratar o Brasil'. Não só pelos 23 temas trabalhados na publicação, que buscam compor uma síntese da realidade brasileira, mas também retratar o Brasil em sua arte, nos seus museus e espaços culturais, ressaltando a nossa produção artística e cultural. O Brasil é grande e diverso", destaca Trancoso.

Com uma organização colaborativa entre o IBGE do Rio de Janeiro e de Alagoas, ocorrerá, no Museu Théo Brandão, o lançamento do periódico no segundo semestre de 2020. Quando perguntado sobre a importância dessa seleção, o diretor do MTB, Victor Sarmento, afirma: "A gente continua como um símbolo museológico, cultural, e isso é importante não somente para a imagem do museu, mas também para a imagem de Alagoas. É extremamente gratificante saber que, dentre tantos outros, o Museu Théo Brandão foi escolhido como representante do estado", disse Victor.