Batucada Literária movimentou Jaraguá no último fim de semana

Evento realizado pela prefeitura e Ufal abriu as atividades de verão em Maceió
Por Ascom Ufal
23/01/2020 17h40 - Atualizado em 23/01/2020 às 17h41

A cultura popular e a literatura invadiram, mais uma vez, o bairro histórico do Jaraguá. No último final de semana, foi realizada a primeira edição da Batucada Literária, por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). O evento abriu as atividades do verão de Maceió e reuniu centenas de alagoanos e turistas em seus dois dias de duração.

A programação contou com apresentações artísticas, oficinas, mesas-redondas e palestras, sediadas na rua Sá e Albuquerque, em um formato inspirado na histórica 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada em novembro do último ano. Durante o evento, também foi prestada uma homenagem ao escritor e intelectual alagoano Dirceu Lindoso, falecido em outubro.

De acordo com Vinicius Palmeira, presidente da Fmac, a parceria com a Ufal tem sido importante no processo de reativação cultural e revitalização do bairro. “É uma festa pensada, sobretudo, para a ocupação do bairro, que está recebendo os talentos da terra e muita produção literária, até este sábado. E a festa aqui no Jaraguá vai até os festejos carnavalescos, atraindo muita gente às ruas históricas”, avaliou.

Para Elvira Barreto, diretora da Edufal, a Batucada Literária atendeu a um clamor popular por atividades culturais no Jaraguá, em um fenômeno pós-Bienal. “Foi um encontro belo da literatura, da cultura, da educação patrimonial. Parafraseando Carmen Lúcia Dantas, uma verdadeira dinamite cultural, foi isso que oferecemos. Além disso, essa celebração de cultura foi também uma forma de encerrarmos nossa Gestão na Universidade, como homenagem ao nosso legado”, finalizou.