Ufal sedia evento nacional de Linguística Aplicada

Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
25/09/2019 15h39 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento continua até esta sexta, 27 de setembro

Foi aberto, na manhã desta quarta-feira (25), o 1° Encontro Nacional de Linguística Aplicada (Enala), realizado pelo grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas, da Faculdade de Letras (Fale). Até a próxima sexta-feira (27), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será sede do evento que tem como tema os Estudos Discursivos das Práticas de Linguagem. A expectativa da organização é que o evento receba mais de 600 pessoas. Quem deseja participar do evento e ainda não realizou inscrição, poderá fazer presencialmente ao longo do dia.

A mesa de abertura, que foi realizada no Auditório da Reitoria, contou com a presença da coordenadora de Desenvolvimento Pedagógico Suzana Barrios representando a reitora Valéria Correia, a pró-reitora de Extensão Joelma Albuquerque, a diretora da Fale Rita de Cassia Souto e os professores Miguel Oliveira Junior, Adna Lopes e Cristiane Azambuja.

O palestrante da primeira atividade do dia foi o professor do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (UnB) José Carlos de Almeida Filho que salientou a área de linguística como uma área prática. “O evento busca abranger todos os profissionais, desde os mais antigos na área da linguística aplicada aos mais novos também. Interessa aqui hoje fazer uma visita ao uso da linguística aplicada. O sentido que temos hoje é que o ensino de línguas é uma área aplicada pois é um ensino prático” esclarece.

A coordenadora de Desenvolvimento Pedagógico Suzana Barrios ressaltou aos presentes a importância da produção do conhecimento e desejou aos participantes e organizadores que estes sejam dias de discussão, debate e fortalecimento da linguística aplicada para o país.

As organizadoras do evento Rita Souto e Cristiane Azambuja relembraram que o encontro é resultado do grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas.

“O Enala foi pensado no grupo Ensino e Aprendizagem de Línguas que tem como líder a professora Rita Maria Diniz Zozzoli e hoje, estamos aqui. O Enala tem sido pensado desde o ano passado. Apesar do projeto do evento ter iniciado em janeiro de 2018, foi lá atrás que ele começou, desde o início do grupo, já havia o desejo dessa realização. E o evento se faz importante para não permitir que a produção de conhecimento e os estudos sejam parados ou perdidos. A equipe Enala trabalhou muito e com afinco para que esse evento fosse realizado” comenta Cristiane Azambuja.

Já a diretora da Fale Rita Souto comemorou a realização do Encontro Nacional. “O encontro reflete não só o desejo mas a força do grupo. O evento se torna um espaço de celebração”.

Segundo a organização, a atividade tem o intuito de proporcionar reflexões sobre os desafios que emergem das pesquisas em Linguística Aplicada na contemporaneidade, possibilitando, assim, encontros e diálogos que possam contribuir para a formação intelectual e humana de toda a comunidade nacional.

A programação do 1° Enala é composta de palestras, mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicação oral e apresentações culturais e pode ser conferida aqui.