Ufal recebe seminário internacional que aborda o crescente endividamento público

Evento acontece de 9 a 11 de setembro e resgata a Teoria da Dependência
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
05/09/2019 07h30 - Atualizado em 03/09/2019 às 14h34

Dos dias 9 a 11 deste mês, a Ufal recebe o 4° Seminário Internacional 70 anos do Balanço de Pagamentos: de onde vem a dependência? que será realizado no auditório da Reitoria, localizado no Campus A.C Simões a partir das 8h. O seminário internacional é organizado pela Faculdade de Serviço Social (FSSO) e o Curso de Ciência Econômica da unidade de Santana do Ipanema em conjunto com a Red Internacional de Cátedras, Instituciones y Personalidades sobre La Deuda Pública (RICPD) e o departamento de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O seminário visa trocar informações, debater pesquisas e realizar uma atuação conjunta com a comunidade acadêmica e a população para resgatar a Teoria da Dependência tendo como base o estudo sobre vulnerabilidade externa crônica que está relacionada com o crescente endividamento público. Este endividamento tem comprometido cada vez mais o fundo público para o desenvolvimento econômico e para as políticas sociais.

O evento é direcionado a estudantes, técnicos, docentes, sindicatos e a sociedade em geral. Para realizar a inscrição, acesse o link https://doity.com.br/iv-seminario-internacional-70-ano-do-balanco-de-pagamentos-de-onde-vem-a-dependencia. As inscrições também acontecerão no local.

O seminário

Mais uma edição acontece em Maceió este ano. Em 2017, o seminário também aconteceu aqui, no mês de agosto. Em 2018, foi realizado na Itália. Para 2019, a organização informa que ele acontecerá em duas Universidades brasileiras. No início de setembro, ocorrerá na Ufal. As atividades resultam da criação da Rede de Cátedras sobre dívida pública que atualmente é composta por Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Itália e Porto Rico. O tema atual tem como ponto de partida uma pesquisa que está sendo realizada nesses países que trata da trajetória do Balanço de Pagamentos nos países citados.