Ufal realiza reunião de validação de preços para aquisição de alimentos da agricultura familiar

Processo de elaboração do edital da 2ª Chamada Pública deve ser finalizado ainda no início de outubro

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
Reunião de validação dos preços da 2ª Chamada Pública para compra institucional de alimentos da agricultura familiar e da reforma agrária será nesta quarta (25)

Nesta quarta-feira (25), às 10h, no Restaurante Universitário (RU) do Campus A.C. Simões, será realizada a reunião de validação dos preços da 2ª Chamada Pública para compra institucional de alimentos da agricultura familiar e da reforma agrária. Todo o processo de elaboração do edital de chamada pública deve ser finalizado ainda no início de outubro.

No início do mês, a reitora da Ufal, Valéria Correia, a pró-reitora Estudantil em exercício, Manuella Pinheiro, e a nutricionista do RU, Milena Fernandes, se reuniram com agricultores que têm interesse em fornecer alimentos para os RUs da Universidade. Os encontros subsidiaram a 2ª Chamada Pública para compra institucional de alimentos.

Durante as reuniões com os pequenos produtores, a reitora se comprometeu a fortalecer a aquisição nesta modalidade e fez esclarecimentos sobre o bloqueio no orçamento, explicando que os cortes, por enquanto, não afetaram a assistência estudantil e, portanto, o aporte para os fornecedores dos restaurantes segue garantido.

“Esse projeto é muito importante para a Universidade. E essa importância se estende aos agricultores, por isso, é um projeto que foi consolidado. Eu me comprometo a dialogar, durante a transição da minha Gestão, para que ele seja mantido. E isso faremos apresentando resultados. Estaremos juntos nessa luta”, afirmou a reitora da Ufal, Valéria Correia.

Eu tenho um orgulho imenso quando eu vejo que o que produzo está abastecendo uma instituição como essa. Eu fui convidado por um amigo, que estuda aqui, para jantar no RU e me bateu uma emoção forte de saber que o que eu produzo estava me alimentando e alimentando aqueles jovens todos. E, um dia, eu vou ter o orgulho de dizer para os meus filhos que eles estão na Universidade Federal de Alagoas se alimentando do que o pai deles planta”, se emocionou Antônio dos Santos, da Associação dos Agricultores Familiares de Ibateguara (Assafi).

Pedro Fernando, representante da Cooperativa de Agricultura Familiar do Vale do Paraíba, falou sobre como fornecer alimentos para a Universidade Federal de Alagoas gera credibilidade para os pequenos produtores e para as associações. “Agora que estamos nesta parceria com a Ufal, outras instituições passam a ter mais confiança no nosso trabalho. Estamos fornecendo para o Exército agora e eles citaram a Universidade como uma referência”, comemorou.