Projeto da Ufal estreia Morte e Vida Severina em Barra de Santo Antônio

Será no próximo sábado, às 19h, na Escola Municipal Edjackson Leocádio
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
19/09/2019 14h27 - Atualizado em 20/09/2019 às 11h36
Montagem faz parte do projeto de extensão Oficinas Livres de Iniciação Teatral, aprovado pelo Proccaext 2018

Após um ano e quatro meses de muito trabalho e dedicação, a Cia. Artística Arte Nossa apresenta o espetáculo Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Será no próximo sábado (21), às 19h, na Escola Municipal Edjackson Leocádio, em Barra de Santo Antônio, município do litoral Norte alagoano, distante 40 quilômetros de Maceió. A montagem faz parte do projeto de extensão Oficinas Livres de Iniciação Teatral, aprovado pelo Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext 2018), da Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal de Alagoas. A entrada é gratuita.

Esse projeto está vinculado ao curso de licenciatura em Teatro, tem coordenação do professor Marcelo Gianini e participação do aluno Carlos Porfírio. Como resultado, além da realização das três oficinas de iniciação teatral para públicos diversos, incluindo estudantes de Barra de Santo Antônio, também foi criada a Cia. Artística Arte Nossa e a montagem do espetáculo Morte e Vida Severina.

A direção do espetáculo é de Carlos Porfírio e Marcos Tabica e tem no elenco 18 alunos da Escola Municipal Edjackson Leocádio. “Vamos estrear no dia 21 de setembro, mas nossa proposta é fazer outras apresentações até o mês de dezembro. Estamos conversando com o professor Gianni para trazermos a peça para Maceió”, disse Porfírio.

De acordo com Gianini, o que se pretendeu com esse projeto foi atingir uma juventude carente de ações artístico-culturais acessíveis. “Nossa iniciativa buscou, de um lado, a formação artística, seja de ‘fazedores’ de teatro, seja de espectadores emancipados, e, de outro lado, abrindo-lhes novas perspectivas de mundo e de inserção crítica na sociedade alagoana”, completou o professor que, há 30 anos, pesquisa ações sócio-culturais oferecidas por meio de oficinas de iniciação artística.

O quê: espetáculo Morte e Vida Severina
Quando: 21 de setembro, sábado, às 19h