Evento debate a pesca numa abordagem social e antropológica

Professor da UFPE, Cristiano Ramalho, é o palestrante convidado
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
25/09/2019 09h39
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Os programas de pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) e Sociologia (PPGS), da Universidade Federal de Alagoas, promovem a palestra intitulada Por uma socioantropologia da pesca. O evento será realizado na próxima sexta-feira (27), às 10h, no auditório Paulo Décio, no Instituto de Ciências Sociais (ICS). 

De acordo com a organização, a palestra tem como objetivo mobilizar estudantes e professores em torno do tema que é pouco estudado nas ciências sociais. O palestrante convidado é o professor Cristiano Ramalho, do curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Ele lançou em 2018 o livro Embarcadiços do encantamento, abordando o tema da pesca como arte, e o que os pescadores autoclassificam como arte. O docente vai falar desde o surgimento da pesca artesanal e até as culturas marítima, de ofício e ‘ribeirinha’. 

Cristiano é considerado um pesquisador importante na área do país e conta a relevância do tema para a comunidade acadêmica. “No Brasil existe mais de um milhão de pessoas ligadas à atividade da pesca artesanal. Boa parte da história dela, da segurança alimentar, das formas dos conhecimentos tradicionais sobre espécie, relações técnicas e tecnológicas é importante a ser estudada”, destaca. 

Aos interessados, a inscrição será no local, com direito a certificado. A palestra é aberta ao público.