Delmiro recebe 1º Encontro Internacional do Sertão

Evento foi organizado por programas de pós-graduação de diversas instituições do Nordeste
Por Ascom Ufal
27/09/2019 15h51 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Comissão organizadora e convidados do Encontro Internacional do Sertão

A educação e os desafios contemporâneos. Esse foi o tema do 1º Encontro Internacional do Sertão, que aconteceu na última quarta, 25 de setembro, em Delmiro Gouveia, no Campus do Sertão. O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Sociedade e Cultura – GEPHISC/Ufal/CNPq.

A conferência de abertura foi proferida pelo professor Justino Magalhães, da Universidade de Lisboa, que falou sobre a importância da escola e dos municípios na modernização do país, das instituições e da formação de novos habitus. O encontro, que prosseguiu até esta sexta, apresentou 50 trabalhos nos simpósios temáticos.

Na noite da quinta-feira (26), a mesa redonda "Autoritarismo e precarização do trabalho docente em Alagoas, com o professor Jailton de Souza Lira, do Centro de Educação da Ufal, o professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Flávio Veiga e a advogada. Ana Carolina Pereira. Em seguida, aconteceu a mesa "Ensino Superior no Brasil", com os professores Josefa Eliana Souza e Antonio Fernando de Araújo Sá, da Universidade de Sergipe (UFS), o professor Edílson Fernandes de Souza da Universadade Federal de Pernambuco (UFPE) e a coordenação do professor Edvaldo Francisco Nascimento Da Secretaria Municipal de Educação (Semed/Delmiro Gouveia).

Para finalizar, o evento contou com a conferência "O ensino da História e cultura da África e da Diáspora",  apresentado pelo professor Elias Alfama Vaz Moniz, da Universidade de Santiago e do Pós-África/UFBA,  e o professor Vagner Bijagó (Ufal).

O Encontro contou com a parceria dos seguintes programas de pós-graduação: Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Alagoas (PPGH/Ufal), Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (PROHIS/UFS), Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/Ufal), Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE), e Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO/UFBA).