Congresso de Oncologia no Campus Arapiraca recebe inscrições

Evento será de 16 a 18 de outubro
Por Ascom Ufal
18/09/2019 08h05 - Atualizado em 17/09/2019 às 10h35
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Estão abertas as inscrições para o OncoMeeting, evento que vai debater temas de interesse oncológico. O evento será promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Epidemiologia Molecular e Terapêutica Experimental (Giemtex), em parceria com a Liga Acadêmica de Genética do Câncer, e o Centro Acadêmico de Medicina Arapiraca (Camar) da Ufal. O congresso está marcado para o período de 16 a 18 de outubro, das 7h às 18h no Campus Arapiraca.

De acordo com os organizadores, o evento busca estabelecer um programa diversificado nas áreas da saúde. O tema da campanha, Todos juntos contra o câncer, resulta na importância integrada, unindo o progresso do desenvolvimento humano. O estado de Alagoas segue a estimativa brasileira quanto aos tipos de câncer com perspectiva de maior incidência em 2018, segundo o Inca. A alta taxa de incidência e mortalidade relacionada à doença, além do impacto na economia, reflete a importância do investimento em prevenção e novos tratamentos. 

Atividades 

A programação do OncoMeeting será desenvolvida por meio de palestras, mesas redondas e atividades práticas, ministradas por pesquisadores e profissionais convidados, com o objetivo de reunir e promover o intercâmbio científico e tecnológico no estado de Alagoas. 

A palestra de abertura vai ser proferida pelos diretores do campus, sobre a trajetória e o processo de interiorização da Ufal. Em seguida, haverá os minicursos ministrados por convidados e professores organizadores. No segundo dia, ocorrerão as sessões referentes ao Módulo de Mama, iniciando com a médica oncologista, Bertha Catherine, com a palestra A trajetória do paciente com diagnóstico câncer de mama: do diagnóstico a doença metastática

Já no terceiro dia, o evento abre com o Módulo Próstata, com o membro da Global Young Academy, Alexander Birbrair, com a palestra Sistema nervoso periférico e câncer de próstata. E no último dia, começará o Módulo Cabeça e Pescoço, com o doutor em Ciências da Saúde, Carlos Alberto de Carvalho Fraga, palestrando sobre Carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço: Biologia de desenvolvimento. Ainda que o evento seja em módulos, haverá transversalidade entre os temas. 

Os palestrantes são majoritariamente locais, na busca de fortalecer a comunicação entre os profissionais da região e o meio acadêmico. Mas a organização do congresso convidou palestrantes de outras regiões do país, para colaborar e fortalecer os programas de pós-graduação no desenvolvimento de pesquisas. As atividades serão realizadas no Complexo de Ciências Médicas da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, considerando a necessidade de facilitar o acesso de estudantes de cursos de graduação na área das ciências da saúde e biológicas à pesquisa científica. 

Para mais informações sobre a programação e os palestrantes, acesse o link

As vagas do evento são limitadas, e os interessados podem se inscrever aqui.