Comissão seleciona ganhador do Prêmio Gustavo Leite 2020

Mestre Fernando Rodrigues, da Ilha do Ferro, será um dos homenageados nesta edição
Por Jacqueline Batista – jornalista colaboradora
06/09/2019 07h00 - Atualizado em 05/09/2019 às 14h53
MTB divulgará em breve o nome do artista selecionado para o prêmio

MTB divulgará em breve o nome do artista selecionado para o prêmio

Na última quarta-feira, dia 4, o Museu Théo Brandão (MTB) realizou uma reunião para selecionar o artista popular de 2020, ganhador do Prêmio Gustavo Leite. Foi instituída uma comissão para discutir e aprovar o nome a ser homenageado. Fazem partem da comissão a museóloga Carmen Lúcia Dantas, os fotógrafos Celso Brandão e Jorge Vieira, o arquiteto Rodrigo Ambrosio, a galerista Maria Amélia, o diretor do MTB, Victor Sarmento e a museóloga da instituição, Hildênia Oliveira.

Durante a ocasião, foi resolvido que além da entrega do prêmio ao artista do ano, haverá, em 2020, uma homenagem ao saudoso mestre Fernando Rodrigues, da Ilha do Ferro. A medalha póstuma será um reconhecimento ao pioneirismo do mestre que fez do seu lugar um celeiro de artistas.

Fazer arte popular e ter um trabalho relevante são alguns dos critérios utilizados para eleger o ganhador do ano. “Queremos divulgar o trabalho do artista popular e ampliar a notoriedade de seus saberes”, disse o diretor do MTB.

Em 2020, será a 14ª edição do prêmio que homenageou grandes nomes da cultura popular, a exemplo de Sil e Petrônio Farias. “A lista de selecionados anteriormente nos mostra que o forte do prêmio é um artista popular que está se destacando, artistas que bem representaram Alagoas em determinado período. O prêmio leva Alagoas para além do estado”, disse Carmen.

A próxima etapa será a visita ao ganhador para comunicar a homenagem e começar a organização da mostra com peças do artista. Em breve, o MTB divulgará o nome do artista selecionado.