Ciência no Cotidiano debate sono, tempo de tela e atividades para crianças

Evento será realizado no dia 10 de outubro, no auditório da Reitoria da Ufal
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
24/09/2019 10h46 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

O Núcleo de Estudos Aplicados em Atividade Física e Saúde (Neaafis) e o Diretório Acadêmico de Educação Física e Esporte (Daefe) promoverão, no dia 10 de outubro, às 9h, o 1º Ciência no Cotidiano, com a mesa redonda intitulada Como o sono, as telas e a atividade física podem afetar o desenvolvimento de crianças até 5 anos de idade?. 

A atividade será no auditório da Reitoria e apresenta as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde, que trata sobre comportamentos relacionados à saúde de crianças nessa faixa etária. De acordo com os organizadores, no século 21, crianças e adolescentes têm merecido uma atenção especial no que se refere a estudos que vêm associando seus comportamentos ao crescimento e desenvolvimento saudável, especificamente, o tempo de sono, a relação com as novas tecnologias e o engajamento com a atividade física. 

Recentemente, o foco é dado a crianças até cinco anos de idade, período que compreende um importante ciclo no desenvolvimento humano. “Evidências robustas vem alertando sobre a necessidade de intervenções que possam ajustar a agenda dessas crianças aos novos tempos. Desse modo, quanto mais disseminada for a informação baseada em evidências, maiores são as chances em se criar modelos de ação exitosos”, esclarecem o organizadores. 

Estudantes de Medicina, Educação Física, Psicologia e Pedagogia e pais de crianças podem se inscrever por meio deste link até o dia 9 de outubro. Os participantes devem levar um brinquedo para doação no dia do evento.