Caminhada Rumos fará reunião na Escola Técnica de Artes

Comissão do Itaú Cultural vem a Maceió para esclarecer dúvidas sobre edital 2019-2020
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
19/09/2019 16h59 - Atualizado em 23/09/2019 às 08h50

Atenção, maceioenses! Na sexta-feira, 27 de setembro, receberemos mais uma edição da Caminhada Rumos. A reunião vai acontecer na nossa Escola Técnica de Arte, no miniauditório (sala 31), às 19h30, e terá intérprete em Libras.

E o que vai rolar na reunião? Bem, com o lançamento do edital 2019-2020 do programa Rumos Itaú Cultural, a Caminhada Rumos percorre as 26 capitais do país e o Distrito Federal. 

A ação busca promover o encontro entre representantes do Itaú Cultural e o público para sanar todas as dúvidas possíveis sobre a inscrição, o processo seletivo e o acompanhamento de projetos selecionados no edital. 

Então, se você tem interesse em concorrer ao edital, venha participar! O evento é gratuito, livre para todos os públicos.

A Escola Técnica de Artes da Ufal fica no Espaço Cultural, na Praça Visconde Sinimbu, Centro de Maceió. Para mais informações, é só ligar para 3214 1614 

MHN na estação das flores

A primavera está chegando e junto com ela vem a 30ª edição do Fim de Semana no Museu, que acontece sábado (21) e domingo (22), no nosso Museu de História Natural (MHN). A programação está bem diversificada. Começa às 9h e vai até o meio-dia; depois será retomada às 14h e vai até as 17h. 

Nesta edição, o evento está sendo organizado pelos setores de Botânica e Museologia e serão abordados os saberes relacionados à flora alagoana, aspectos como a sua biodiversidade e a ecologia. As atividades são gratuitas e para o público de todas as idades.

Haverá jogos, palestras, oficinas, minicursos, exposições, cinema e apresentações culturais. Um Será mais um grande momento de troca de saberes entre a instituição e o público.

Participe! As atividades são gratuitas e para o público de todas as idades

O MHN está localizado na Avenida Amazonas, no Prado, em frente à Praça da Faculdade.

Teatro no interior

Atenção comunidade de Barra de Santo Antônio, litoral Norte alagoano, pertinho da nossa capital!

 Neste sábado (21), a Cia Artística Arte Nossa, ligada ao curso de licenciatura em Teatro da Ufal, apresenta o espetáculo Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. A entrada é gratuita e será na Escola Municipal Edjackson Leocádio, às 19h.

 A direção do espetáculo é de Carlos Porfírio e Marcos Tabica e tem no elenco 18 alunos da Escola Municipal Edjackson Leocádio.

 A montagem é resultado do projeto de extensão Oficinas Livres de Iniciação Teatral, contemplado pelo edital 2018 do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext), da Pró-reitoria de extensão da Ufal.

 A coordenação do projeto é do professor Marcelo Gianini e tem participação do aluno Carlos Porfírio, do curso de licenciatura em Teatro. 

 Para chegar à estreia do espetáculo, foram realizadas três oficinas de iniciação teatral para públicos diversos, incluindo estudantes de Barra de Santo Antônio, e também foi criada a Cia. Artística Arte Nossa.

Contação de história

Sábado (21) tem contação de história na Cidade Sorriso, no Benedito Bentes. Toni Edson Edson, professor da nossa Escola Técnica de Artes e membro da Associação Cultural Joana Gajuru, e Manu Preta vão apresentar o espetáculo Histórias do Lar de lá. Começa às 16h40min e é de graça

A atividade faz  como parte da programação do 5° Festival de Artes Cênicas de Alagoas (Festal), que acontece de 21 de setembro a 19 de outubro, em vários cantos da capital, atendendo a população mais carente.

Se quiser mais informações sobre o que vai rolar no festival, é só dar uma passada no instagram do festival @festal2019 ou no blog.

Oficina  

Na programação do  5° Festival de Artes Cênicas de Alagoas (Festal) vai rolar mais uma atividade com Toni Edson, professor da nossa Escola Técnica de Artes. De 24 a 27 de setembro, ele vai ministrar a oficina Lendas curtas para contar e cantar.

Será no Bar do Titio, na praia de Garça Torta, das 9h às 12h.

Quarta sinfônica

Nosso Corufal volta ao palco do Teatro Deodoro, dia 25 de setembro, para mais um concerto do Quarta Sinfônica. A entrada é gratuita e a apresentação começa às 20h.

Vão estar no palco 49 coristas sob a regência do maestro Moisés Victor, apresentando repertório com música popular brasileira, destacando os compositores Milton Nascimento, Chico Buarque, Luiz Gonzaga e Carlos Moura. Também será executada Aleluia, de Ralph Manuel.

Se você tem interesse de assistir, é só chegar um pouco antes do início do concerto e pegar seu convite na bilheteria do teatro.

Percufal

Para quem curte percussão, pode marcar na agenda que esta semana acontece o 3º Percufal - Encontro Internacional de Percussão. Será quinta-feira, dia 26 de setembro, a partir das 10h, no Espaço Cultural e na Escola Técnica de Artes, na Praça Visconde de Sinimbu.

A atração internacional será o Chak Duo, do Chile, com a pianista Marcela Lillo e o percussionista Felipe Gonzalez. Além de apresentar repertório contemporâneo e música tradicional chilena, eles também vão participar de masterclass.

Será um espaço para todo mundo, contemplando todas as áreas da percussão. Além do Chak Duo, teremos Augusto Moralez, José Emerson, de Pernambuco, Anderson Melo, Renault Guimarães e Mesa para 2, o mago da bateria, Maglione Santos e o grupo LP Musical, e fechando a programação, o Coletivo Afro Caeté.

Para participar não precisa se inscrever, basta chegar e aproveitar.

Última semana

Atenção, arapiraquense! Se você ainda não viu, mas soube da mostra 20 Anos da Exposição Olhar Alagoas, da Pinacoteca da Ufal, que está na Galeria Sesc Arapiraca, então, não perca tempo. Esta é a última semana.

Você vai encontrar 14 obras do acervo do nosso museu de artes visuais e fará um belo passeio. A exposição está linda!

Vá sozinho ou acompanhado e aproveite! Os horários de visitação são às segundas, quartas e sextas, das 12h às 18h; terças e quintas, das 9h às 18h.

Se a visita for em grupo, seja do trabalho, escola ou universidade, lembre-se de fazer o agendamento. As inscrições são apenas online e podem ser feitas pelo endereço.

Se tiver dúvidas ou queira mais informações, basta enviar e-mail para agendamentopinaufal@gmail.com. Nossa equipe está pronta para lhe atender.

 A Galeria do Sesc Arapiraca fica na Rua Manoel Cazuza, s/n, no Bairro Santa Ediwiges, em Arapiraca.


Festival de Piano

O Duo Dessoles Marochi será uma das atrações convidadas da 4ª edição do Festival de Piano de Natal, que acontece na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, de 25 a 29 de setembro.

Criado em 2015, o duo é formado por Kleber Dessoles, no saxofone, e Mario Marochi, no piano, ambos professores de música da nossa Escola Técnica de Artes (ETA). Os dois pretendem pesquisar, desenvolver e divulgar repertório de música de concerto, escrito para essa formação, sax e piano.

Outra proposta do duo é difundir o trabalho de performance dos dois professores, Dessoles e Marochi, com a comunidade acadêmica e com o público em geral. 

Eles pretendem estreitar a relação entre o público e a produção artística e acadêmica, apresentando recitais gratuitos.